sexta-feira, 26 de abril de 2019


Plenária de abril com pautas de avaliações 
"Quanto mais pessoas fizerem parte das redes da economia solidária, mais conquistas teremos", Nilza Franco - assessora técnica da Itep - Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares. 
Foi com essa fala que se iniciou a Plenária do mês de abril, realizada esta semana (24), nos altos da Rodoviária Roberto da Silveira e contou com a presença de cerca de 30 trabalhadores da rede de economia solidária.
As pautas de avaliação propostas na ocasião foram e todas aprovadas pelos participantes.
Uma das principais discussões foi a aprovação da lei e plano da economia solidária no estado do Rio de Janeiro. Através dela, foi criada a feira orgânica fluminense, cuja a intenção da rede é traze-la para a região, para que com isso os produtores locais se beneficiem.
Ainda em reunião, foi avaliada a necessidade de ter representantes para acessar os benefícios dessa lei e plano.
“Essa lei levou 4 anos na Alerj para ser aprovada. A luta foi grande por parte da população para que isso acontecesse, então agora precisamos saber quem vai monitora-la na politica pública estadual", disse Nilza Franco.

Outra pauta tratada e que teve bastante destaque, foi a JUVESOL - Juventudes e Economia Solidária. "A coordenação do Fórum e a ITEP, vem trabalhando os territórios - centro, baixada fluminense e Vila Nova. Na baixada já estão sendo realizados cursos de moda voltados para os jovens da localidade. Precisamos criar redes, trabalhar na inovação tecnologia e mobilizar esses jovens. Proponho que cada um aqui, faça sua parte", acrescentou Nilza.

Esteve presente na reunião, representando a vereadora Joilza Rangel, a assessora de imprensa, Luciene Moura que informou que uma emenda, no valor de R$150 mil,  foi aprovada na Câmara de Vereadores de Campos para a implantação do Centro Público de Economia Solidária. A Frente Parlamentar já vinha fortalecendo essa iniciativa.
Outros assuntos, como, organização do Circuito Universitário Dias das Mães, iniciativas de comercialização, votação da reestruturação do GT, entre outros, também foram discutidos na reunião.

Reportagem e fotos
Juliana Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário