segunda-feira, 15 de abril de 2019


Fórum de Economia Solidária de Campos luta pelo Conselho Municipal de Economia Solidária


O Fórum de Economia Solidária de Campos realizou na sexta-feira (12) no auditório da Prefeitura de Campos uma audiência com o executivo municipal e o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Fred Machado. Na oportunidade, a assessora técnica do Fórum de Economia Solidária de Campos pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Nilza Franco, destacou a luta de 10 anos  dos trabalhadores em função da políticas pública, que é a Economia Solidária. Ela ressaltou a importância da instalação  do Conselho Municipal de Economia Solidária, que está previsto na Lei 8.717/2016, aprovada na Câmara de Vereadores de Campos.


- Pelo movimento de Economia Solidária já passaram mais de 4 mil trabalhadores nestes 10 anos de mobilização. As nossas pautas principais são: a instalação do Conselho Municipal de Economia Solidária,  a implementação do Sistema Municipal de Economia Solidária, condições técnicas de logística para as cooperativas de catadores de recicláveis, investimentos na Rede da Juventude da Economia Solidária e o Centro Municipal de Economia Solidária, com espaços para comercialização de produtos da Economia Solidária. Estas pautas unem os trabalhadores da Economia Solidária e as mais diversas assessorias técnicas que compõe a coordenação do Fórum de Economia Solidária de Campos - explicou Nilza.


- A vontade é grande de articular melhorias em todas as áreas econômicas e sociais do nosso município.  É um compromisso meu criar a Frente Parlamentar de Economia Solidária e o apoiar a instalação do Conselho Municipal de Economia Solidária, que é muito importante. Inclusive quero ser o representante do Legislativo neste Conselho. Tudo que eu li sobre Economia Solidária, vi que é viável. Vocês fazem um trabalho muito bonito. Queremos trazer para perto de nós pessoas que produzem, fazem o município se desenvolver. Vou conversar com os vereadores para darmos uma prioridade à Economia Solidária quando formos liberar as emendas impositivas – afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Fred Machado.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca), Carlos Vinicius Vieira comentou sobre a parceria que a Codemca vem solidificando com os trabalhadores em relação a pontos fixos de comercialização e dos espaços que o órgão municipal pretende criar no Projeto de Revitalização do Cais da Lapa. “Temos compromissos com os permissionários daquele local, mas haverá espaços também para os trabalhadores da Economia Solidária, que são muito importantes para o desenvolvimento sustentável de Campos”, disse Carlos Vinicius.
  
A vice prefeita de Campos, Conceição Santanna, ficou de levar para o prefeito Rafael Diniz as pautas da audiência. Ela ressaltou que a Economia Solidária está no orçamento municipal e que é de interesse da administração fortalecer os trabalhadores da Economia Solidária.


O público presente à audiência se uniu em um abraço solidário em torno das lutas da Economia Solidária, estendendo o abraço ao prefeito Rafael Diniz para que este encontre soluções para os problemas que afligem o município de Campos.


Estiveram presentes ainda na audiência o líder do governo municipal na Câmara de Vereadores de Campos, vereador Paulo César Genásio; o Superintendente de Limpeza Pública, Carlos Augusto Siqueira; o assessor de projetos da Codemca, Diogo Melo; a Secretária Executiva do Fórum de Economia Solidária de Campos, Simone Gonçalves; representantes dos oito segmentos de trabalhadores da Economia Solidária e diversas instituições de assessoria técnica ligadas ao Fórum de Economia Solidária de Campos, como a Ong Ecoanzol, Instituto IASA, IbebBrasil, Emater, Idannf e Uniflu.

Reportagem e Fotos: Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário