sexta-feira, 23 de agosto de 2019


Bolsistas da ITEP participam do Seminário de Creditação na Extensão Universitária da UENF

Toda a equipe da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares ITEP/UENF, que são bolsistas da universidade, no programa Universidade Aberta, participaram nos dias 15 e 16 de agosto, do Seminário de Creditação na Extensão Universitária da UENF, que aconteceu no Centro de Convenções. Com o tema: “Creditação da Extensão: Possibilidades e caminhos para implementá-la”, o objetivo do encontro foi apresentar o Plano Nacional de Educação que define a participação de estudantes de graduação em atividades integrantes de programas e projetos de Extensão, onde deve ocorrer em 10% da carga horária do currículo.  


 O processo interdisciplinar entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino, contempla não só os alunos, mas também os bolsistas, cujo público alvo são profissionais de nível elementar, médio e profissional da comunidade externa à UENF, que trocam saberes, priorizando práticas voltadas ao atendimento a necessidades de desenvolvimento social e tecnológico emergentes no Norte Fluminense, bem como de promoção da cultura e da arte local e regional, onde podem vir a ser futuros discentes da universidade.

 Na oportunidade, professores convidados de outras universidades, compartilharam exemplos de suas instituições no que diz respeita à creditação ou curricularização da Extensão na graduação das Universidades brasileiras.  A programação seguiu no dia 15, com o professor Etevaldo Almeida Silva (UERN) e no dia 16, com as professoras Ana Inês Sousa (UFRJ) e a professora Elaine Ferreira Torres (UERJ).

 “O histórico da discussão na UFRJ começou em 2006 com o levantamento de currículos. Alguns cursos já davam créditos para extensão. Porém a aprovação só veio em 2017”, disse a professora, Ana Inês.

 “Havendo disponibilidade de horário, os alunos podem começar atuando numa determinada área de extensão, desde o 1º período, onde semestralmente irão cumprir os 10% das horas programadas”, complementou Elaine Torres.

 O evento foi encerrado com a lembrança do aniversário de 26 anos da UENF.


Reportagem
Juliana Maciel



Nenhum comentário:

Postar um comentário