quarta-feira, 7 de agosto de 2019


 Plenária de agosto acontece com grande adesão de empreendedores
A Plenária do Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes, aconteceu no dia 01 de agosto nos altos da rodoviária Roberto Silveira, no centro da cidade. Na ocasião, mais de 40 empreendedores individuais, estes assessorados pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), estiveram presentes. 


Na pauta, assuntos como o curso ELA PODE, comercialização de espaços na cidade, estratégias para a implementação do Conselho, Vale Verde-Agricultura, eventos em Campos entre outros assuntos, foram aprovados por ampla unanimidade.

"As conquistas e lutas são dos trabalhadores e não dos assessores", lembrou Nilza Franco, assessora técnica da ITEP, ao falar da função de cada um nas redes de economia solidária. 

Trabalhando com planejamento, o VI Festival de Economia Solidária de Campos, que acontece anualmente, sempre no mês de dezembro na Praça São Salvador, foi discutido,com a viabilidade da rede ter um espaço fixo durante todo o mês de dezembro, a fim de aproveitar a época natalina de altas vendas.

Ainda no encontro, foi levantada a questão do Projeto Suco/ Merenda Escolar, onde será necessário fazer um levantamento da capacidade dos agricultores da região em produzir sucos para serem distribuídos nas escolas públicas. Para isso, uma parceria com pequenas empresas deve ser avaliada, tudo isso para dar espaço a agricultura familiar. "É preciso organizar o coletivo econômico", acrescenta Nilza. 

Numa parceria entre o fórum e o Instituto Rede Mulher Empreendedora, cerca de 100 mulheres da rede poderão se inscrever gratuitamente no curso ELA PODE, que acontecerá na UENF, dias 05 e 06 de setembro, com o objetivo de treinar mulheres que buscam garantir independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios. "Essa é uma oportunidade excelente. Preciso me capacitar e não deixarei escapar essa oportunidade", disse Maria Amélia, empreendedora da área gastronômica.

Sobre as pautas políticas, a de maior relevância do encontro, foi o Conselho da Mulher, que agora tem como representantes oficiais na Câmara, Thaís Gomes e Nilza Franco.  Foi avaliada a necessidade de compor o GT de Mulheres, pela necessidade de reforçar a segurança  e os direitos das mulheres. "Os tempos são difíceis, precisamos lutar pelos nossos diretos", disse Thais.

Uma outra necessidade discutida, foi a ampliação das vagas para o setor artesanato na câmara. Para isso, uma negociação com o presidente o órgão, Fred Machado, foi proposta. 

E para finalizar a plenária, os assessorados da ITEP, foram convidados a participarem do Festival Doce Palavras (FDP), evento que já faz parte do calendário do município, que acontece a cada dois anos, intercalando com a bienal. Nele os artesões e doceiras de Campos, tem a oportunidade de divulgarem seus produtos com a temática voltada para a história local. Também nesse evento, será lançada a Mana Chica e o Boi Pintadinho, feitos de bagaço de cana, projeto desenvolvido pela Associação de Mulheres Empreendedoras (AME) e assessorado pela ITEP. 

Reportagem e fotografia
Juliana Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário