quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Pesquisa de dissertação de mestrado sobre o Fórum de Economia Solidária de Campos será apresentada nesta quinta-feira na UCAM


Mestre em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas pela UFF Campos, Katarina Ribeiro
A Mestre em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos dos Goytacazes-RJ, Katarina Ribeiro, vai apresentar sua pesquisa de dissertação sobre o Fórum de Economia Solidária de Campos na quinta-feira (10/10) às 9 horas no Seminário de Integração na Universidade Cândido Mendes (UCAM) de Campos. A pesquisa de Katarina teve como objeto principal de pesquisa o Fórum de Economia Solidária de Campos, fundado em 2011; perpassando pela importância da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) na criação do fórum local. A dissertação, que tem o título “Movimento da Economia Solidária em Campos dos Goytacazes (RJ): Uma análise do papel do Fórum de Economia Solidária na política pública local” está consubstanciada em três eixos políticos: a assistência técnica fornecida pela ITEP/UENF, os empreendimentos de Economia Solidária e os gestores públicos.


- Meu objetivo com esta pesquisa foi entender como está sendo esta política pública a partir do Fórum de Economia Solidária. Entrevistei um representante de cada segmento: pesca artesanal, cooperativas de materiais recicláveis, assentamento da reforma agrária, alimentação, artesanato, cooperativas populares e quilombola. Estudei as relações. O Fórum de Economia Solidária tem uma história rica. Queria saber por quê ele nasceu. O organograma de Campos está alinhado com o panorama nacional, mas enquanto em nível nacional a Secretaria de Economia Solidária foi extinta, assim como o Ministério do Trabalho, a qual estava vinculada; em Campos de 2017 a 2018/2019 o número de empreendimentos aumentou com as chamadas cartas de adesão. Este aumento se intensificou mais a partir do segundo semestre de 2018. A pesquisa aferiu resultados até maio de 2019. O que pude perceber é que o Fórum de Economia Solidária é uma arena política com movimentação de dinheiro em áreas vulneráveis numa conglomerância do planejamento urbano. Esta é minha grande contribuição, a questão política. E ficou uma pergunta: Por quê só agora o governo municipal entendeu o que é Economia Solidária? Por quê não antes? O Fórum é uma luta do Movimento de Economia Solidária. É um espaço de organização. Tem a lei de 2016, que foi uma grande conquista e o Conselho que está em fase de deliberação – informou Katarina, que defendeu a dissertação de mestrado no dia 19 de agosto.

Reportagem, texto e foto: Wesley Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário