quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Redes Solidárias – União das pessoas e iniciativas do terceiro setor para melhorar o mundo

Publicado no site
www.coletivoverde.com.br
em 2 de novembro de 2011 | Nas Categorias: Dia a Dia Sustentável | Por: Zilah Rodrigues




A comunicação está presente nos mais diversos setores da sociedade, em cada um com suas devidas peculiaridades. Nos governos, promove as ações desenvolvidas e mantém uma interlocução com a sociedade, nas empresas é um forte instrumento de relacionamento, vendas e promoção. E para o Terceiro Setor? Se você ainda não esta familiarizado com o termo, clique aqui e saiba tudo!
Muitas ONG´s, movimentos sociais e associações se valem da comunicação através das Relações Públicas, do jornalismo e também da publicidade. Aquela visão da publicidade como vilã da comunicação, como um artifício voltado estritamente para a venda e para a criação de desejos de consumo, é mais que ultrapassada. Hoje (e sempre), a publicidade pode ser usada para fazer o bem. Não só a publicidade, mas todas as formas da comunicação.
Integradas e equilibradas, estas formas de comunicação podem gerar resultados fantásticos para o Terceiro Setor. O que vemos repetidas vezes no cenário nacional, são entidades do Terceiro Setor que não se comunicam (esta é uma realidade observada em minha cidade), cada uma realiza seu trabalho, tem o apoio de algumas empresas e órgãos governamentais e segue um caminho único e próprio.







Se a grande maioria das organizações do Terceiro Setor busca o bem estar social, econômico e /ou ambiental comum, por que não se unirem em uma rede integrada em busca de um bem ainda maior? É essa a ideia de uma Rede Solidária: união, comunicação e ação.
Já temos exemplos sólidos em nosso país, como a Rede Colaborativa de Sabará, que tem como foco a criação, o fortalecimento e a integração de ações voltadas a crianças e adolescentes nas áreas de alimentação, educação, saúde, trabalho infantil, violência, desestruturação familiar. Exemplos como estes devem ser objetos de admiração e inspiração.
O conceito de uma Rede Solidária possui por si só um caráter colaborativo participativo, onde as ações acontecem por meio de uma estrutura ampla e flexível às demandas sociais, econômicas e ambientais. O funcionamento de uma rede gera resultados mais efetivos que aqueles que poderiam ser alcançados pela somatória de esforços independentes, é onde a união faz a força e as atividades acontecem de forma integrada, sem que uma ação colida com outra.


No dia 11/11/11 a minha cidade, Nova Lima, lançará sua primeira Rede Solidária e a data não poderia ser mais instigante. Tantos “uns” juntos nos lembram de uma coisa: “1+1+1+1+1+1 Juntos Somos Mais!”.
Esse é nome e a marca que carrega a primeira Rede Solidária de Nova Lima, idealizada pelo escritório de projetos da ONG VERDENOVO Rio das Velhas (ONG onde trabalho). A rede tem como objetivo promover igualdade, solidariedade, união, respeito, ética e amor ao próximo através da consolidação da união permanente entre organizações do 3º Setor, órgãos governamentais, empresas, veículos de comunicação e a população nova-limense.
A consolidação deste projeto se dará através da integração dos seus membros por meio da comunicação, do apoio mútuo em projetos, ações e eventos que têm como finalidade promover valores éticos, morais e sociais, com vistas ao bem estar social. Sem dúvidas, um árduo trabalho vem pela frente, com muitos desafios e recompensas maravilhosas, com certeza.
“Um mais um é sempre mais que dois” :)
Links Externos: Rede Colaborativa de Sabará / ONG VERDENOVO Rio das Velhas


Sobre o autor:
Zilah Rodrigues ( @Ziilah )
Publicitária e assessora de projetos no 3º setor.
Site: http://www.verdenovo.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário