terça-feira, 19 de junho de 2012

Reitor da UENF destaca na Rio+20 trabalho de sustentabilidade desenvolvido pela ITEP



Silvério (à esquerda) falou sobre os projetos da UENF na área de sustentabilidade, dando destaque ao trabalho desenvolvido pela ITEP
O reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, representou a comunidade acadêmica fluminense na última quinta-feira, 14/06, durante o Seminário “Rio+20: o papel do Legislativo Fluminense na sustentabilidade”, realizado no Parque dos Atletas, Zona Oeste do Rio. Promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado — iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) —,o evento integrou a programação paralela à Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).
— A UENF atua fortemente na formação de profissionais bem preparados para o desafio do desenvolvimento sustentável: tecnológico, econômico, ambiental e justiça social — disse Silvério em sua explanação, na qual mostrou mais de 20 projetos de pesquisa e de extensão na área de sustentabilidade.
É o caso, por exemplo, da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), que tem como meta a transferência de conhecimentos e tecnologias desenvolvidas na UENF para grupos de economia solidária. O reitor citou também o projeto Unidade Demonstrativa de Sistemas Integrados de Produção Agroecológica, que tem por objetivo capacitar o pequeno produtor rural para que ele seja capaz de tirar da própria terra tudo que precisa para tocar a produção,tornando-o independente em relação aos insumos externos.
— O Legislativo tem o importante papel de apoiar as iniciativas de pesquisa e extensão universitária, incentivando programas de visam à sustentabilidade. Além disso, deve fortalecer a autonomia universitária — disse Silvério.
As informações são da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UENF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário