sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Café com Ciência aproxima cientistas e jornalistas


Pesquisadores do Laboratório de Ciências Físicas da UENF (LCFIS) tiveram uma manhã atípica na segunda-feira, 15/10. Eles receberam um grupo de jornalistas para falar de suas pesquisas, abrindo a primeira edição do projeto Café com Ciência. O tema do encontro foi “A Física que você vê — Do petróleo à arqueologia: aplicações da ressonância magnética eletrônica e da fototérmica”.
Idealizado pela Gerência de Comunicação (ASCOM) da Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) da UENF, o Café com Ciência  tem por objetivo promover uma maior aproximação entre jornalistas e cientistas. A cada mês, será apresentado um tema de pesquisa.
— A imprensa é o principal canal de divulgação da ciência. Estamos abrindo as portas da Universidade para que os jornalistas possam ter acesso a tudo aquilo que a UENF vem produzindo na área científica — afirma a gerente de Comunicação da UENF, Fulvia D’Alessandri.
Os jornalistas foram recebidos pelo reitor em exercício, professor Edson Correa, que também é pesquisador do LCFIS. Após o Café, realizado na ASCOM, eles percorreram diversos setores do LCFIS, onde puderam saber um pouco mais sobre as pesquisas desenvolvidas com o uso das duas técnicas — ressonância magnética eletrônica e fototérmica.
Dentre os estudos apresentados, destacam-se: investigações de petróleo e rochas reservatório; informações sobre peças arqueológicas de Campos; propriedades de biocombustíveis, detecção de adulterantes em combustíveis, detecção de gases poluentes na atmosfera, estudos de solos argilosos, entre outros.
As informações são da Ascom UENF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário