segunda-feira, 10 de março de 2014

Conferência Regional de Economia Solidária dias 17 e 18 de março em Campos

Nos dias 17 e 18 de março de 2014 será realizada a 1ª Cores – Conferência Regional de Economia Solidária do Norte e Noroeste Fluminense com o tema: “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável". 

A 1ª Conferência Regional de Economia Solidária do Norte e Noroeste Fluminense será organizada por sete municípios, sendo a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, a responsável maior pela coordenação e execução do evento, que contará ainda com apoio da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (ITEP/UENF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e do Fórum de Economia Solidária de Campos.

- Cabe ressaltar que sem a tomada de decisão política da Prefeita Rosinha Garotinho a 1ª Conferência Regional de Economia Solidária do Norte e Noroeste Fluminense poderia não ser realizada na cidade e nem contemplaria os 20 outros municípios com esta discussão sobre a política de economia solidária - afirma Nilza Franco, coordenadora técnica da ITEP/UENF.

O evento terá abertura no dia 17, segunda-feira, às 17 horas, com o credenciamento, no Teatro Municipal Trianon, em Campos dos Goytacazes-RJ; e prosseguirá no dia 18, terça-feira, durante todo o dia no auditório do Sest-Senat (Serviço Social do Transporte-Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em Campos. 

Na programação, palestras, mesas-redondas, trabalho dos delegados nos grupos temáticos, plenária e eleição de delegados para a Conferência Estadual, que ainda terá data definida. A Conferência Nacional será realizada no período de 26/11 a 29/11 de 2014, em Brasília.

Estão convidados a participar gratuitamente do evento vários segmentos inseridos nesta política pública: Agricultores familiares (foco mulheres e jovens), pescadores artesanais, comunidades tradicionais (foco nos quilombolas), artesanato, cooperativismo popular, associações produtivas organizadas, empreendimentos solidários, redes de comercialização, produção e consumo,  bancos comunitários, fundos solidários, entre outros contemplados pela política pública e pelo Movimento Nacional (Fórum Brasileiro de Economia Solidária).

Na conferência os grupos vão discutir quatro eixos temáticos: Produção, comercialização e consumo, Financiamento: Crédito e finanças solidárias, Acesso a conhecimentos: educação, Formação e assessoramento, e Ambiente institucional: legislação e integração de políticas públicas.

Até sexta-feira, os grupos dos segmentos da Ecosol podem se reunir para discutir o documento preparatório para a participação na conferência, que está disponível no seguinte link: http://conferencia-ecosol-2014.blogspot.com.br/p/blog-page.html

As inscrições gratuitas poderão ser feitas no dia 17/03 no Trianon ou antecipadamente no seguinte endereço: http://conferencia-ecosol-2014.blogspot.com.br/p/faca-sua-inscricao.html

E a programação completa do evento está disponível no link a seguir: https://docs.google.com/file/d/0ByvODLtzImMdUFdfR1phZXFDNDg/edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário