quinta-feira, 10 de julho de 2014

ITEP/UENF recebe grupo do IFF para discutir novos apoios aos projetos de inclusão digital comunitária


A ITEP/UENF recebeu ontem (quarta-feira, 9) um grupo do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos Campus Centro e do Instituto Bem Estar Brasil (IBEB) para discutir novos apoios aos projetos de inclusão digital comunitária, especialmente para o Projeto de Provedores Comunitários.

O IFF neste momento passa a apoiar o Projeto acima mencionado com duas bolsistas que farão manutenção de equipamentos e ajudarão na mobilização para a gestão compartilhada destes instrumentos comunitários já instalados e em funcionamento.

- O objetivo desta parceria e da junção dos projetos (Provedores Comunitários e Telecentros.BR) é aumentar a eficácia dos projetos e fazer com que se busque cada vez mais a auto-sustentabilidade do projeto de extensão da UENF nas comunidades. E o objetivo específico é a formação de técnicos para a manutenção dos telecentros e dos provedores comunitários – explicou o presidente do IBEB.

Para a Coordenadora Nilza Franco Portela é fundamental que estes projetos de extensão oriundos do  Programa  Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF) sejam apropriados pela comunidade garantindo sua permanência nos territórios. Isto só será possível se houver uma gestão comunitária desta tecnologia e que muitos se apropriem das informações e conhecimentos da área de Tecnologia da Informação (TI).

Estes projetos funcionam em territórios infoexcluídos de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira e São João da Barra. São 22 telecentros e 6 provedores comunitários. Parcerias com a UENF, Ministérios das Comunicações e IBEB. 

Estiveram presentes à reunião os seguintes representantes do IFF: Camila Cordeiro Maciel, Camila Sales Barreto, Claudia Boechat Senfitelli e Evanildo dos Santos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário