quarta-feira, 15 de abril de 2015

Centro Municipal de Economia Solidária será projetado por importante arquiteto.

 “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

A anáfora reproduzida em forma de poesia pelo cantor Raul Seixas resume o sentimento dos integrantes do Fórum de Economia Solidária após uma recente parceria solidária promissora. O sonho de construir o Centro Municipal de Economia Solidária, aos poucos, vai deixando o papel e começa a ganhar forma. A missão de projetar essa ideia será do arquiteto campista, Victor Aquino.
A idealização do centro foi aprovada em plenária realizada pelo Fórum de Economia Solidária em outubro de 2014. Na semana passada, após uma reunião entre a coordenação e o arquiteto, um acordo solidário foi selado.  O centro municipal de economia solidária deverá atender uma demanda de comercialização, formação e melhoria de alguns processos de produção, além de promover atividades culturais, consumo ético e consciente e apoio ao movimento popular de economia solidária. Todos ligados aos segmentos de trabalhadores.

“Nós estamos extremamente realizados diante dessa solidariedade do Victor Aquino. Ele é considerado um dos melhores arquitetos tendo se especializado em hospitais humanizados. Com simplicidade, nos mostrou total sensibilidade ao ser solidário nesse projeto, que é considerado um sonho para todos nós. Tenho certeza de que é o profissional mais gabaritado para manter viva nossa esperança em ver construído o Centro Municipal de Economia Solidária”, comemorou a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP), e integrante do Fórum Municipal de Economia Solidária, Nilza Franco Portela.  

O apoio do arquiteto Victor Aquino na elaboração da planta é uma das etapas para construção do centro municipal de economia solidária, que ainda depende de aprovação do poder público e da arrecadação de recursos para a manutenção do espaço.

Histórico – Victor Aquino é natural de Campos, formado em arquitetura em 1980 no Rio de Janeiro, logo depois, ele retornou à cidade natal, onde projetou alguns prédios, como o Renato Pontes Barreto que, inicialmente, seria um hotel, entre outros trabalhos. Seguiu para Bahia, permanecendo por quatro anos, retornando em 90 para o Rio, onde se especializou em arquitetura hospitalar. É um dos idealizadores da Arqhospitalar, criada há mais de 20 anos para atender exclusivamente a demanda na área de saúde pública e na iniciativa privada do Brasil. Conta com uma equipe técnica com mais de 34 anos de experiência profissional e com inúmeros projetos e obras concluídos, entre elas, o hospital Geral de Guarus, o hospital municipal de Macaé, prontocárdio, Unimed de Macaé, clínica de cirurgia plástica Botafogo Interplástica(hospital da plástica), CAU (Centro avançado de urologia), Unimed de Campos dos Goytacazes, hospital da Rocha, Unimed Rio das Ostras e o hospital da Rede Placi.


Principais ações pensadas para os centros municipais de economia Solidária:

  * Abrigar e promover a integração de iniciativas e projetos governamentais e não governamentais voltados ao fortalecimento da economia solidária, como as atividades de mapeamento e a proposição de leis municipais;
* Apoiar projetos voltados à geração de trabalho e renda, por meio de iniciativas de economia solidária;
  * Apoiar a organização de redes e outras formas de articulação econômica dos empreendimentos solidários;
  *  Promover ações voltadas ao desenvolvimento local;
  Disponibilizar espaço físico e infraestrutura para atividades de comercialização, formação, assessoria e organização.


Texto: Cléber Rodrigues - Jornalista
Fotos: Arquivo ITEP/UENF e Monitor Campista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário