segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mais três cidades recebem visita técnica da ITEP.

Dando seguimento ao roteiro de visita, a assessoria da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares esteve presente em mais três municípios do interior do Estado. No Noroeste fluminense, as cidades que receberam a comissão, que também contou com a representante do Fórum de Economia Solidária, Irecy Damasceno, foram Laje do Muriaé e Aperibé.

Em Aperibé, além de ouvir dos moradores ideias sobre divulgação da Economia Solidária no município, os representantes da ITEP também conversaram com autoridades do poder executivo sobre políticas que promovam a ECOSOL.

A comitiva também conheceu o importante trabalho que é desenvolvido por profissionais, que atuam na “Casa do Artesão”.

Sediada onde antes funcionava um banheiro público, a Casa do Artesão é mantida por um grupo de oito artesãs aperibenses que se dedicam especialmente ao patchwork. A tradição do artesanato em tecido é atestada pelo Encontro de Patchwork realizado há quatro anos na Casa da Cultura, sempre no mês de novembro. Uma das integrantes do coletivo de artesãs é Maria Bragança, esposa de Luiz Carlos Boechat Bragança, membro da tradicional família da cidade.

O roteiro do dia 18/11/2015 foi concluído com uma produtiva reunião entre a assessoria técnica da ITEP e representantes da prefeitura de Laje do Muriaé.
A cidade é importante no cenário cultural. Recentemente, sediou reunião do Fórum de Gestores de Cultura do Noroeste, com a participação da representante da Secretaria de Estado de Cultura, Clarissa Semensato, da Coordenação de Políticas Culturais.

A semana de visita técnica encerrou no município de Quissamã, no Norte do Estado. Dezenas de artesãos, produtores e autoridades participaram do encontro, realizado no Parque de Exposições da cidade.

Objetivo da visita aos municípios fluminenses:
“A ideia é implementar políticas que promovam a Economia Solidária no interior do Estado. Entre os objetivos, a ampliação da Rede de Economia Solidária Norte Fluminense; a promoção de empreendimentos econômicos solidários através da articulação, além da criação de espaços de comercialização permanentes para os produtos da economia solidária”, disse Nilza Franco Portela, coordenadora técnica da ITEP/UENF.



Texto: Cléber Rodrigues
Fotos: Alício Gomes e Luiz Eduardo Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário