sexta-feira, 26 de maio de 2017

Formação para Integrantes do Fórum de Economia Solidária em Campos dos Goytacazes


   Nesta sexta-feira, dia 26 de maio, integrantes do Fórum de Economia Solidária de Campos participaram da Oficina “Importância do Movimento de Economia Solidária em Campos dos Goytacazes: O papel dos Grupos de Trabalho (GTs).” O evento foi realizado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF, enquanto assessoria técnica do movimento do Fórum junto aos trabalhadores de diversos segmentos, entre estes, artesãos, agricultores familiares, pescadores artesanais, confeiteiras, gestores públicos e outros ligados a este movimento. 

   Em um ambiente descontraído, os participantes foram envolvidos pelo clima de solidariedade e começaram a tarde lendo um “Cordel” que tratava sobre o tema, mas em forma de poesia. Em seguida houve uma palestra da Mestre em  Gestão de Políticas Públicas e parceira da ITEP, Nilza Franco, explicando o assunto. No segundo momento os participantes colocaram em pauta as dificuldades que passam em cada grupo e debateram caminhos para melhorar. 

   Em seguida foi a hora de colocar a mão na massa para que avaliassem se tinham entendido bem  a proposta da Economia Solidária, que existe em todo mundo. Os grupos foram desafiados a montar uma corrente com oito elos e quatro cores, só que cada grupo recebeu um kit onde faltavam materiais para o trabalho. Em poucos instantes perceberam que a única forma de concluir a corrente era trabalhar em parceira com o outro grupo e rapidamente começaram a compartilhar, não só os materiais, mas também as técnicas para fazer a corrente, provando que conseguiram absorver o conhecimento passado na oficina. Ao final os participantes trabalharam voltados separadamente para cada Grupo de Trabalho. Trataram estratégias de crescimento para cada um dos sete GTs (Comunicação, Mulheres, Comercialização, Articulação, Finanças, Projetos, Formação-Educação e Cultura).

  A artesã Sônia Maria Manhães ficou muito feliz com toda a oficina. “Foi um momento muito produtivo, onde de forma lúdica nós conseguimos aprender e compreender ainda mais sobre a Economia Solidária”, afirmou. Já a representante da Emater Rio, Luisa Barreto Saramago, também esteve presente e acredita que a partir da oficina, passou a ter um novo olhar sob a Economia Solidária. “Só participando de eventos assim e conversando com quem vive neste meio, a gente consegue entender que a Economia Solidária, pode de fato mudar a vida das pessoas”, comentou. 

   A oficina para os Grupos de Trabalho foi uma decisão dos integrantes do Fórum em Plenária, que acontece uma vez por mês. Ficou estabelecido que a qualificação é fundamental para garantir que a eleição de coordenadores capazes de melhorar o desempenho econômico de cada um deles. Na última sexta-feira, dia 19, outros integrantes do Fórum participaram da primeira etapa da oficina, também realizada pela ITEP, só que no horário da manhã. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário