terça-feira, 5 de julho de 2011

Circuito Goitacá de Economia Solidária


Por Nilza Franco*

O Movimento de Economia Solidária no município de Campos recebe mais um reforço com o Circuito Goitacá de Economia Solidária promovido pela UENF/ITEP e Casa de Cultura Villa Maria. Este se constituirá em espaço de comercialização e trocas solidárias feito de forma direta entre produtores e consumidores organizados e inseridos no Fórum Local de Economia Solidária e acontecerá nos dias 14,15 e 16 de julho de 2011, nos jardins da Villa Maria.

O Circuito Goitacá de Economia Solidária estimulará práticas de comércio justo, trocas solidárias e espaço de promoção das artes e valorização de artistas locais ligados a dança, teatro, musica e outras expressões que queiram se aproximar do movimento de economia solidária local. Os atores deste evento são: artesãos, estilistas, artistas, ativistas culturais, fotógrafos e produtores. Iniciativas como esta acontecem no Brasil e ligam diversos setores ao Movimento Nacional de Economia Solidária e Comércio Justo.

O foco deste trabalho da ITEP é promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária, dada a grande capacidade que estes possuem de gerar trabalho e renda e ao mesmo tempo distribuir de forma mais justa a riqueza que geram, além de serem atores ativos na construção de uma nova dinâmica para o desenvolvimento do território local.

Para participar do espaço de comercialização os grupos de economia solidária devem aderir formalmente ao Fórum Local de Economia Solidária.

Para os artistas que queiram divulgar seu trabalho as inscrições podem ser feitas na UENF, Sala 114 Prédio da Reitoria/E1 e na Villa Maria. Fica a disposição o e-mail itep@uenf.br para inscrições online. Teremos um palco livre para apresentação dos artistas nos 03 dias do evento.
A moeda social Motirõ circulará no evento e pode ser trocada por óleo de cozinha usado e materiais reciclados (pet, tetra pak e latinhas de alumínio).
*Nilza Franco é coordenadora do Circuito Goitacá de Economia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário