quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Leilão do 4G será em meados de maio, afirma ministro

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta terça-feira (7) em visita à Campus Party, em São Paulo, que espera que a Anatel publique o edital do leilão de frequência 2,5 GHz, para uso no serviço de quarta geração da telefonia móvel, até o dia 16 de abril. “O objetivo é ressalvar em um prazo de 30 dias”, disse o ministro, confirmando que o leilão ocorrerá de fato até 16 de maio, apesar do prazo exigido pela presidente Dilma Rousseff de que o leilão do 4G ocorresse até o final de abril.

A proposta de edital da Anatel já passou por duas audiências na semana passada e continua em consulta pública até o próximo dia 16, em que a principal polêmica tem sido a vinculação da faixa de 450 MHz ao leilão do 2,5 GHz. Para as operadoras, não faz sentido vincular a compra de duas frequências de características e finalidades distintas, uma vez que a faixa mais baixa é voltada para a cobertura das áreas rurais e não serve para a tecnologia 4G.

“Acho que teremos surpresas nesse leilão, porque esse serviço é rentável”, disse Bernardo. “Se avaliarmos que há procedência, que tem que mudar alguma coisa, vamos mudar.” O ministro afirmou, no entanto, que acredita ser pouco provável a Anatel promover alguma alteração sobre esse ponto.

O presidente da Telefônica|Vivo, que patrocina o evento, Antonio Carlos Valente, também reivindicou esclarecimentos sobre as exigências de cobertura inclusas no edital. “A frequência de 2,5 GHz é internacionalmente usada para capacidade em regiões pequenas com muito tráfego. Precisamos de frequências mais baixas para cumprir as obrigações de cobertura”, afirmou, ecoando reivindicações do setor com relação à frequência de 700 MHz, o chamado dividendo digital, que o ministro preferiu não comentar. “Não está em discussão no leilão dos 2,5 GHz”.

As informações são do site Tele Síntese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário