quarta-feira, 7 de março de 2012

Dica de Cinema: Lixo Extraordinário



Nesta quarta, o Blog da ITEP/UENF inicia uma nova seção, a "Dica de Cinema". E nossa primeira sugestão de filme é "Lixo Extraordinário", dirigido por Lucy Walker, com co-direção de João Jardim e Karen Harley; e que foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011. 


Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. 


No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. 


É interessante todo o processo de criação, do qual participam os catadores como modelos para a obra de arte e verdadeiramente com a mão na passa. Uma mostra de como a arte pode mudar a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário