segunda-feira, 9 de abril de 2012

ITEP inicia projeto para sensibilizar trabalhadores a atuarem a partir dos parâmetros da Economia Solidária.



A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) começou o mês de abril com diversos projetos que têm o objetivo de divulgar e criar grupos dentro dos moldes da Economia Solidária. Para isso, três bolsistas fazem parte do projeto intitulado ‘Mobilização e sensibilização para a formação de empreendimentos populares no município de Campos dos Goytacazes – 2º Ano’. A equipe será responsável por fazer o mapeamento de artesãos, agricultores, pescadores, grupos de movimentos sociais, e posterior formação de associações, além de ampliar discussões sobre a política pública de Economia Solidária.
No segundo dia de atividades (03/04), as bolsistas de extensão, Thaiane Andrade Janiques da Cunha, aluna do curso de Engenharia Metalúrgica de Materiais da UENF e Lívia Nunes Sampaio, estudante de Direito da Faculdade de Direito de Campos (FDC), já saíram a campo e estiveram no distrito de Rio Preto para conhecer o trabalho de costura desenvolvido pelas artesãs. E a partir disso desenvolver novos projetos nessa localidade.
— Principalmente os jovens enxergam na cooperativa uma possibilidade de melhoria da qualidade de vida. A realidade que vi é muito complexa para ser descrita, mas há uma nítida esperança na mentalidade e nos olhos de todos os presentes na cooperativa — disse Lívia.
Já a bolsista de Universidade Aberta, a jornalista Talita Vieira Barros, esteve na Interart — Feira Internacional de Artesanato — em Macaé. Na ocasião, foram vistos trabalhos de 22 países com diferentes tipos de artesanato, além da gastronomia de alguns países e estados brasileiros. Artesãs de Campos que não expuseram seus trabalhos na Feira foram a Macaé conhecer um pouco mais do que está sendo desenvolvido pelo mundo
A próxima atividade a ser realizada por todos os grupos da ITEP ocorrerá no próximo dia 11, quarta-feira, às 14h, no Palácio da Cultura, para o Fórum Municipal de Economia Solidária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário