quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Marcha pela Igualdade Racial nesta sexta em Campos


O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), com apoio da ITEP/PROEX/UENF, realiza nesta sexta-feira (23), a partir das 16h30, a II Marcha pela Igualdade Racial, com saída da Praça Santo Antônio, em Guarus, em direção à Praça São Salvador, no centro da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, passando pela Avenida Francisco Lamego e Ponte Saturnino de Brito (Ponte da Lapa).

A presidente do CMPIR, Salvadora Maria Ribeiro de Sousa convida a comunidade a participar da marcha que terá no percurso apresentações de jongo e de capoeira. “Queremos dar um basta à discriminação racial no sentido de combater o racismo”, explica Salvadora, que recentemente, por meio do Conselho, esteve à frente do caso que envolveu uma empresária que fez declarações racistas numa rede social.

- Logo que o Conselho tomou conhecimento do caso, entrou com uma representação no Ministério Público Federal contra a pessoa. O procurador da República apresentou a denúncia e a Justiça acatou nossa representação. Agora estamos aguardando a petição da ação judicial e a posição do juiz – informou a presidente do CMPIR.

A Marcha pela Igualdade Racial faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, promovida em parceria do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Social com a Irmandade Zamzibar, Rema Campos e Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste Fluminense (Idannf).

A programação da Semana da Consciência Negra terá prosseguimento no domingo (25), às 10 horas, com um duelo de remo no cais da Lapa. O objetivo do duelo de remo é ressaltar a importância do esporte para a integração racial.

Na terça-feira (27), dando prosseguimento à programação, haverá o Chá “Minha Essência de Mulher”, às 18 horas, no Museu Histórico de Campos. A programação será encerrada na sexta-feira (30), com um desfile de jovens negras no Shopping Boulevard.

Reportagem: Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário