sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O audiovisual a serviço da denúncia social

Trilogia de vídeos denuncia situação do Açu


Por Wesley Machado

O vídeo documentário "Gigante pela própria natureza", realizado pelo cineasta Tiago Quintes e a estudante de jornalismo Rebeca Picanço, com apoio da ITEP, postado no dia 14 de dezembro de 2012 no You Tube, atingiu 1495 visualizações em pouco mais de um mês no ar. "Gigante pela própria natureza" mostra o processo criminoso pelo qual estão passando os produtores rurais do Açu. O vídeo combina discurso da presidenta Dilma Rousseff na Rio +20 sobre incentivos do governo federal à produção agrícola e vídeos institucionais da LLX com depoimentos reveladores dos produtores rurais do Açu, que denunciam a maneira arbitrária como estão sendo expulsos de suas próprias terras, nas quais se ficarem são considerados "invasores". Invasores das suas próprias terras, como disse Dona Noêmia, a líder do movimento que luta contra a barbaridade que está sendo cometida no Açu.

""Gigante pela própria natureza" surge num momento em que o Porto do Açu volta a ser notícia nacional de maneira negativa, pelo fato de o INEA ter constatado que o empreendimento de Elike Batista está causando a salinização da água doce usada pelos agricultores do Açu. Pesquisa da UENF prevê que a região do Açu pode ficar desertificada por conta deste processo de salinização causado pelo empreendimento de Eike Batista. Até mesmo a questão do desenvolvimento da região está sendo contestada, à medida que várias empresas desistiram de se instalar no que pretende ser um complexo industrial.

Assistam ao vídeo "Gigante pela própria natureza", uma iniciativa da ITEP, que apóia os movimentos sociais, como o dos produtores do Açu. ""Gigante pela própria natureza" é o terceiro vídeo produzido sobre a situação no Açu. Os outros dois foram: "Narradores do Açu", produzido por alunos do curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic); e "Ignorados", realizado por Alexandro F., da Universidade Federal Fluminense (UFF).






Nenhum comentário:

Postar um comentário