quarta-feira, 4 de setembro de 2013

9ª Semana do Produtor Rural prossegue até sexta-feira na UENF


A abertura da 9ª Seprodur foi realizada no auditório do prédio P4 (Foto: Alex Cordeiro)
A abertura da 9ª Seprodur foi realizada no auditório do prédio P4 (Foto: Alex Cordeiro)
Foi aberta na manhã de segunda-feira, 02/09, a 9ª Semana do Produtor Rural da UENF (Seprodur). O evento tem o objetivo de difundir, entre os participantes, conhecimentos técnicos de diversas áreas, visando à melhoria da produtividade, da produção e do bem-estar social do produtor e de sua família, contribuindo para que a UENF cumpra seu papel histórico-social de implantar e fomentar o desenvolvimento regional. A Seprodur é um dos maiores eventos de extensão universitária da região e oferece 55 cursos voltados para produtores rurais ministrados por professores, alunos e técnicos da Universidade.
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do prédio P4 e contou com a presença do secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo; do diretor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Carlos Frederico Veiga; do diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF, Henrique Duarte Vieira; do coordenador de Extensão do CCTA, Humberto Castillo Estrada; e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Nagipe. Nagipe representou o reitor da UENF,  Silvério de Paiva Freitas, que cumpre compromisso fora da cidade.
Paulo Nagipe  lembrou do trabalho que a UENF realiza no assentamento agroecológico Josué de Castro, em Morro do Coco, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar através da transferência do conhecimento científico, visando à produção de alimentos saudáveis e a geração de emprego e renda na zona rural.
— Apostamos agora na geração de energia sustentável através de dejetos de suínos. Trata-se de um projeto inovador, com apoio da iniciativa privada, que irá beneficiar os produtores de forma a gerar para o assentamento gás encanado, energia elétrica e biofertilizante — afirmou.
O secretário municipal de agricultura, Eduardo Crespo, destacou a Seprodur como um evento tradicional de Campos, município que possui a maior concentração de assentamentos de reforma agrária do Estado.
— Na nossa região existe um predomínio do pequeno produtor rural, que precisa de iniciativas como esta para ter a oportunidade de usufruir de nossas pesquisas — disse Carlos Frederico Veiga.
A 9ª Seprodur se estende até sexta-feira, 06/09, trazendo também cursos que podem interessar não só ao produtor rural, mas também ao grande público, como “Tecnologia de produção de iogurtes” (04/09, de 8h às 12h), “Tecnologia de produção de queijo minas, frescal e ricota” (03/09, de 8h às 12h) e “Dietas e emagrecimento” (04/09, de 14h às 17h).
Segundo a Coordenação de Extensão do CCTA, responsável pelo evento, ainda há vagas para alguns cursos, sendo possível, neste caso, efetuar a matrícula antes da aula. A taxa de inscrição, no valor simbólico de R$ 10 (dez reais), dá direito a se inscrever em até três cursos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2739-7192 ou do email cooexccta@uenf.br
Veja aqui mais informações sobre a 9ª Seprodur.
Reportagem de Rebeca Picanço para o Portal da UENF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário