terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Criação do Primeiro Conselho Gestor para Provedores Comunitários na Região Norte Fluminense

Foto: Luiz Eduardo Neto
No dia 1º de dezembro de 2013, na localidade de Marrecas, em Campos dos Goytacazes-RJ, com as presenças da coordenadora da ITEP/PROEX/UENF, Nilza Franco; do presidente do Instituto Bem Estar Brasil (IBEB), Marcelo Saldanha; e dos representantes da comunidade, David e Manuel, foi instituído oficialmente o primeiro Conselho Gestor de Provedor Comunitário. Para ampliar a governança comunitária, a ITEP/PROEX/UENF e o IBEB, juntamente com a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Marrecas e Babosa e a Associação de Moradores, se reuniram com a comunidade para discutir a Minuta do Regimento Interno do Conselho de Provedor Comunitário de Marrecas.

A ITEP/PROEX/UENF, juntamente com o IBEB, desde 2009 trabalha com o objetivo de ampliar o acesso à informação e comunicação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e Provedores Comunitários.  O Projeto Web4Free – Internet Grátis para Todos foi apresentado na Faperj no Edital Nº 11: Apoio à Inovação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro  pelo IBEB, em parceria com a ITEP/PROEX/UENF. O Web4Free possibilitou que o território recebesse um patrimônio de provedores comunitários, que foram instalados. Os provedores comunitários tem possiblidades de atender centenas de famílias com sinal de internet e outros projetos de formação. Cada provedor tem a capacidade de atender em torno de 380 famílias com acessos simultâneos. A localidade de Marrecas é uma das comunidades atendidas por telecentro e provedor. 

A primeira fase do projeto foi a implantação da infraestrutura e identificação de técnicos comunitários para capacitação de manutenção dos provedores comunitários. A segunda fase, que se iniciou no segundo semestre de 2013, objetiva fazer a capacitação das comunidades para autogestão de seus respectivos provedores, dando mais autonomia para o desenvolvimento do protagonismo comunitário. Neste processo, a prioridade é a criação do Conselho Gestor Comunitário, ligado em cada provedor comunitário nos territórios contemplados.

Mais informações no Blog Marrecas Digital, endereço: http://marrecas-digital.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário