terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Inscrições abertas para a 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social

O evento é realizado por organizações da sociedade civil, em parceria com a Associação Software Livre.Org, para discutir e nortear as principais políticas públicas relativas ao acesso da população à banda larga, ao uso da tecnologia na educação e à garantia da prática da democracia na rede.


Estão abertas as inscrições gratuitas para a 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, que será realizada de 11 a 13 de dezembro de 2013 em Brasília. O evento acontece desde 2001 em diferentes cidades do país, tendo como eixo fundamental a inclusão social. Trata-se de um espaço de discussão de políticas públicas, estratégias e diretrizes de ações que promovem a apropriação das tecnologias digitais pela população.

As inscrições podem ser realizadas no site da OID (http://oficinainclusaodigital.org.br).

O evento é aberto a todos os interessados em buscar mais informações sobre as temáticas e também aprimorar seus conhecimentos práticos na área. Além das plenárias e debates, a Oficina terá ainda workshops.

O coordenador geral da Associação Software Livre.Org, Ricardo Fritsch, afirma que embora a tecnologia tenha se tornado um item de primeira necessidade para uma parte da população, uma outra parcela dos brasileiros ainda permanece fora desse universo e não se beneficia das facilidades que a internet proporciona, principalmente em locais distantes dos grandes centros. “A inclusão digital deve ser levada a essas pessoas”, disse.

Para com a coordenadora pedagógica da ONG Programando o Futuro, de Goiânia-GO, Silvana Lemos, a Oficina é a oportunidade de reunir mais de 300 gestores de projetos de inclusão digital, de todas as regiões do País, para o intercâmbio de iniciativas que representam o protagonismo da sociedade civil nos setores de comunicação e informação.

A Oficina pretende reunir cerca de 1,5 mil pessoas para discutir temas como o Plano Nacional de Banda Larga, Educação Online e o papel dos Telecentros.br, a inclusão digital na área rural, lixo eletrônico, o Marco Civil Regulatório da Internet e o Marco Civil Regulatório das ONG's, tecnologias, participação e acessibilidade e governança na internet, com o Comitê Gestor da Internet, suas câmaras consultivas e a experiência dos Fóruns de Inclusão Digital, Participação Social e Cidadania.

A 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social é uma iniciativa das organizações não-governamentais Avesol (RS), Programando o Futuro (GO), Coletivo Digital (SP), Instituto NUPEF (RJ), Cidadania Digital (RS), Projeto Saúde & Alegria (PA), Sampa.org (SP) e Associação Software Livre.Org.

Sobre a Associação Software Livre.Org

A Associação Software Livre.Org (ASL) é uma associação civil sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre/RS, que reúne empresários, profissionais liberais, estudantes e servidores públicos, estabelecendo relações com os mais diversos setores da sociedade. A instituição tem como principal objetivo tornar o software livre amplamente incluído na sociedade, propiciando espaço de discussão, apoio, fomento e organização de iniciativas nas mais diversas áreas relacionadas.

Fundada em 11 de setembro de 2003, a ASL é a entidade organizadora do Fórum Internacional Software Livre (FISL), maior evento de software livre da América Latina, que acontece todos os anos em Porto Alegre.

SERVIÇO
Evento: 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social
Data: 11 a 13 de dezembro de 2013
Local: Hotel Nacional, Brasília/DF

As informações são do site oficial do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário