segunda-feira, 7 de abril de 2014

ITEP/UENF inicia Curso de Capacitação para Elaboração de Vídeo Minuto com monitores dos telecentros comunitários de Campos e Cardoso Moreira

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) iniciou nesta segunda-feira (7) o Curso de Capacitação para Elaboração de Vídeo Minuto, com o produtor de vídeos e designer Breno Mejias Lobato.

O curso é destinado para os monitores dos telecentros comunitários do programa Telecentros.BR, do Ministério das Comunicações, desenvolvido nos municípios de Campos e Cardoso Moreira com apoio técnico da ITEP/UENF.

Na oportunidade, o instrutor passou noções básicas de fotografia, como luz e textura; e roteiro, como a narrativa e o personagem. Com uma tempestade de ideias, os monitores foram incentivados a escolher um tema e fazer um argumento. O tema escolhido foi natureza. E num segundo momento os monitores foram a campo para escolher o cenário, onde na próxima segunda-feira (14) será gravado o vídeo de um minuto de duração.


- O objetivo deste curso é disseminar o audiovisual como técnica de inclusão social e profissional. Estou dando os pulos do gato para a produção com alta qualidade de imagem e som. Num segundo momento, isto vai servir para os próprios monitores darem o curso nos telecentros. E no final de tudo, vamos promover um concurso de vídeos produzidos por eles – afirmou Breno.

- Em relação ao telecentro em si, a ideia do curso é interessante para passar para os frequentadores dos telecentros e incentivar pessoas que querem seguir na área de audiovisual, que é importante para aproximar a comunidade da realidade – disse Aline de Oliveira Freitas, de 23 anos, monitora do telecentro Renascer, no Parque Corrientes.

Fotos e texto: Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário