quinta-feira, 19 de março de 2015

19 de Março: dia do Artesão!


"A melhor forma de prever o futuro é inventando-o". A afirmação é de Alan Kay, um dos mais renomados inventores americano. A frase repleta de significado serve de inspiração para um importante setor do país: o de criação. E como falar em criação e não lembrar-se dos artesãos? Assim como um Maestro que rege uma orquestra, os artesãos, usando a criatividade, ajudam a reger a economia solidária do país.



A estimativa do governo federal é de que existam nove milhões espalhados pelas grandes e pequenas cidades do Brasil. No início de 2015, a categoria foi regulamentada como profissão. A confirmação feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) garante o reconhecimento do artesão e lhe dá as condições necessárias para o fortalecimento da atividade.

Na simplicidade e sutileza, os artesãos são capazes de contemplar as manifestações culturais brasileiras tão bem traduzidas pela riqueza da arte popular. A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP) tem orgulho desses profissionais incansáveis. Gente que consegue fazer poesia sem a necessidade de palavras. Um povo que sabe valorizar a simplicidade da vida.

A ITEP deseja doses de felicidade misturadas a gotas de criatividade no seu dia-a-dia.

Parabéns artesão!

“A criatividade exige a coragem de deixar as certezas de lado”. Erich Fromm, filósofo alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário