sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Curso de biojoias é incentivo para artesãs.


“A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.” A frase do multiartista Pablo Picasso sintetiza o trabalho desenvolvido por artesãs, que participam do curso de biojoias promovido pela Itep. Através da arte, que estimula a produção de joias com o uso de sementes, as profissionais estão conhecendo a verdadeira essência da palavra sustentabilidade.,


O curso, que teve início em agosto, utiliza como matéria-prima produtos recicláveis, tais como papelão, plástico, fundo de lata, além da semente. Todo esse material, modelado sob a orientação da designer gráfico, Bárbara Borges, é transformado em joias.

“A maioria das artesãs que estão no curso não sabia como trabalhar com joias sustentáveis. Hoje, elas já começam a receber os ensinamentos suficientes para produzir e vender a própria biojoia” completou Bárbara, orientadora da oficina.

As artesãs que participam do curso de biojoias são, em sua maioria, mulheres aposentadas entre 40 e 60 anos de idade. Elas buscam qualificação para incrementarem a aposentadoria.

O curso acontece toda a quarta-feira, a partir das nove da manhã, no atelier da Itep, na UENF. Meses antes do início do curso, os instrutores, que são bolsistas externos da universidade, passaram por uma capacitação sobre a importância de estimular a propagação da economia solidária por meio da sustentabilidade. Um trabalho liderado pela coordenadora da ITEP/UENF, Nilza Franco Portela.

Texto: Cléber Rodrigues - Jornalista


Nenhum comentário:

Postar um comentário