sexta-feira, 18 de maio de 2018

Nova coordenação do Fórum de Economia Solidária realiza sua primeira reunião

Foi realizada ontem, 17, a primeira reunião da nova coordenação do Fórum de Economia Solidária de Campos eleita em plenária do mês de abril. Na pauta da reunião assuntos como a organização do Projeto Praça Ativa com cultura, esporte e  economia solidária no Cais da Lapa, discussão dos avanços do plano estratégico do movimento economia solidária entre outros pontos, foram tratados por representantes de quatro assessorias técnicas, Institutos IBEB e ASA, EMATER e ITEP/UENF.

"Com o objetivo de divulgar os trabalhos e fomentar o desenvolvimento dos nossos  empreendedores, precisamos nos articular para participarmos da 25ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo, a FEICOOP, que acontece de 12 a 15 de julho em Santa Maria, no Rio Grande do Sul", destacou Nilza Franco, coordenadora da ITEP, assunto este que também estava na pauta da reunião.

Trata-se de um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias, experiências de comercialização solidária direta dos empreendimentos da Economia Solidária, da agricultura familiar camponesa, das agroindústrias familiares, dos catadores e catadoras, povos indígenas e dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, por meio da metodologia autogestionária e na construção de um outro mundo e de uma outra economia possíveis.

A articulação dos segmentos em relação as necessidades do código tributário - lei brasileira que institui as normas gerais de direito tributário exigidas pela constituição brasileira, também foi debatida na ocasião, já que será entregue uma minuta com a necessidade de cada segmento de interesse para o município.

Ainda sobre o Projeto Praça Ativa, as entidades envolvidades estão aguardando a proposta técnica do governo. O projeto visa abranger vários segmentos da comunidade campista e ocupar qualitativamente o Cais da Lapa.

E por fim, devido a falta de tempo hábil para a formação dos Grupos de Trabalhos - GTs, a Plenária do Fórum de Economia Solidária de acontece mensalmente, não será realizada neste mês de maio, sendo prorrogada para o mês seguinte.


Juliana Maciel
Reportagem 

Marcelo Saldanha
Foto



Nenhum comentário:

Postar um comentário