terça-feira, 19 de março de 2019


Dia do arteiro de mão cheia

A arte de trabalhar com as mãos, de transformar a matéria-prima em lindos produtos, que ainda estimula a criatividade,  aumenta a auto estima  e é fonte de renda para muitas famílias. Uma combinação perfeita!

“O artesanato me transportou para o mundo da arte, tudo fica mais bonito.  É um trabalho que ocupa minha mente, e curou muitas doenças. Não tenho mais tristeza", conta a artesã, Janete Reis.

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo devido a diversidade da nossa natureza que serve de inspiração para muitos artesãos.

A necessidade de reaproveitar os recursos naturais, fez surgir o artesanato sustentável, que é quando a economia solidária se envolve. Transformando o lixo em luxo e trabalhando a consciência ambiental.



Desde de 2011, através do Circuito Universitário, projeto de extensão da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), cerca de 250 artesãos da região cadastrados na rede, tem a oportunidade de comercializarem seus produtos em diversos pontos da cidade de Campos. Além do circuito, os artesãos também tem a oportunidade de participarem de feiras na região, se qualificarem através dos cursos e oficinas proporcionadas pela ITEP e toda assessoria necessária.



Umas das conquistas da classe, foi a carteirinha de profissional que pode ser obtida através da prefeitura do município. Esta proporciona ao artesão, profissão reconhecida e regularizada, conquistando assim mais espaço no comércio e turismo local.  

A ITEP, através do Fórum de Economia Solidária, homenageia essa classe aguerrida e continua lutando junto com vocês, porque nossa intenção é continuar servindo bem a todos que precisam de apoio para empreender. Parabéns pelo seu dia, ARTESÃO!


Matéria
Juliana  Maciel

Fotos
Arquivo ITEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário