quinta-feira, 7 de abril de 2011

Afinal, o que é Economia Solidária?

Muito falamos aqui no Blog sobre Economia Solidária, divulgando cursos, projetos e ações voltadas para este fim. Pois bem, mas o que vem a ser realmente a Economia Solidária? Vamos às explicações.

Segundo a Wikipedia, Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.

Ainda de acordo com o artigo, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável. A Economia Solidária reafirma, assim, a emergência de atores sociais, ou seja, a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos.

Em Campos e região, algumas ações como o Festival de Economia Solidária, realizado em dezembro de 2010, onde várias cooperativas e grupos de artesãos participaram vendendo seus produtos no Palácio da Cultura, visa o reconhecimento e a promoção destes grupos enquanto sujeitos sociais e culturais, bem como seu sustento através de seu próprio trabalho. Essa é uma luta constante na qual é necessária a reunião de esforços de vários setores da sociedade para a realização completa desse processo de legitimação.

Um comentário: