segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entrevista com a artista plástica sustentável Sakaya Ganz


Repassando...
Postado no blog www.coletivoverde.com.br
21 de outubro de 2011 | Nas Categorias: Design Sustentável, Entrevistas | Por: Laércio Bizzarri



Arte Sustentável
No mês de setembro tive a imensa honra de entrevistar a artista plástica Sakaya Ganz, que cria esculturas incríveis com objetos de plástico que seriam descartados.
Além de ser uma pessoa muito atenciosa, Sakaya é extremamente gentil. No bate papo com a artista, descobri que ela já morou aqui no Brasil em São Paulo na infância e me contou que ficou extremamente feliz em saber que existem pessoas do outro lado do mundo que admiram o trabalho dela.
No momento, ela está com alguns de seus trabalhos com luz de LED na exposição “Comer, Beber e Celebrar” na Potter´s Wife Gallery e já se prepara para uma nova exibição “Crossroads” em novembro na The Schumacher Gallery nos Estados Unidos.

Entrevista:
Existe algum nome específico para a técnica que você usa na construção de suas esculturas? É algo que você desenvolveu ao longo do tempo ou é um tipo de arte inspirada em outros artistas?

Sakaya Ganz: O termo geral que tenho ouvido para este tipo de trabalho é upcycling, repurposing ou art eco, mas eu chamo de “reclaimed object sculptures” (esculturas de objetos recuperados). Eu costumava criar formas de animais com sucata. Há muitos outros artistas que trabalham com esse tipo de arte, por isso, tomei alguma inspiração deles. Os trabalhos com o plástico é algo que eu mesmo desenvolvi com o tempo enquanto eu era estudante e fazia pós-graduação.

Percebemos que você cria na maioria das vezes imagens orgânicas como esculturas de pássaros ou cavalos. Existe algum significado?
Sakaya Ganz: Quero retratar a vida e energia de animais em movimento, bem como outras formas naturais. O significado não vem necessariamente das formas de animais, mas sua energia e o efeito global criado por muitos objetos individuais. A mensagem que quero passar é que podemos criar algo belo e poderoso quando alinhamos nossas mentes na mesma direção, mesmo que haja pequenas diferenças e lacunas entre as pessoas.


Sakaya, normalmente a ideia da escultura já está pronta na sua cabeça antes de começar a trabalhar ou ela começa somente após que os materiais estejam coletados? Quanto tempo você demora para finalizar uma escultura?
Sakaya Ganz: Eu já tenho uma ideia na minha cabeça, e faço muita pesquisa preparatória antes de começar a trabalhar. Estou sempre coletando materiais independentemente de haver ou não algum projeto em mente.

Você considera a produção de suas esculturas, obras de arte sustentáveis, já que são produzidas de materiais descartados?
Sakaya Ganz: É sustentável no sentido que não estou consumindo novos materiais, e de usar itens que seriam provavelmente destinados ao lixo. No entanto, estou apenas interceptando esses objetos entre seu uso doméstico e ao momento que eles serão jogados fora. É tudo temporário. Estou ciente de que o plástico não vai durar para sempre, e que eventualmente o material vai se desintegrar e começar a rachar ou desmoronar.

Arte Sustentável


É muito interessante à maneira como você desenvolve seus projetos. Existe alguma maneira de prever aonde cada peça irá se encaixar na escultura ou você a monta de maneira aleatória?
Sakaya Ganz: Meu processo é muito espontâneo, mas não aleatório. Existem no decorrer da criação, alguns itens que podem ser trocados, mas eu seleciono cada peça separadamente para compor alguma curva específica ou preencher a escultura em algum determinado comprimento. É como um quebra-cabeça, só que eu trabalho por trás de tudo. Eu começo com objetos individualmente selecionados e penso como eles podem se encaixar em conjunto para criar um todo que parece vivo.

Arte Sustentável

Criatividade e sustentabilidade...parabéns a essa grande artistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário