terça-feira, 6 de dezembro de 2011

II Festival de Economia Solidária


Começa nesta quinta, 08/12, e se estende até sábado, 10, no Palácio da Cultura, em Campos, das 14h às 22h, o II Festival de Economia Solidária. 
O evento é organizado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), da PROEX/UENF, Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes, Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Fundação Zumbi dos Palmares.


O Festival contempla Comercialização (Rede de Economia Solidária com 25 grupos autogestionários ligados ao Fórum Local de Economia Solidária), Cozinhas Quilombé (inserção dos Quilombos do Imbé), Atividades Culturais (dança, canto, teatro, cinema, outros) e Exposição dos trabalhos da Fundação Cultural Oswaldo Lima “Arte Ofício”. Veja a programação.
Danças acrobáticas - Uma das atrações do cardápio de apresentações culturais é o grupo de danças acrobáticas ‘Estrela do Amanhã’, que vai se apresentar nos três dias do Festival. O ‘Estrela do Amanhã’ existe desde 1998 e surgiu de um projeto socioeducativo do Colégio Nossa Senhora do Auxiliadora (Censa). Hoje leva suas apresentações para fora da cidade de Campos é já é conhecido em todo o Brasil. O grupo já participou da abertura dos Jogos Panamericanos em 2007, no Rio de Janeiro, e representou o Brasil duas vezes no Gymnaestrada Mundial, o festival mais importante da Ginástica Geral.  O grupo esteve em Portugal no ano 2003 e na Áustria em 2007.


Composto por 30 integrantes, o ‘Estrela do Amanhã’ apresenta trabalhos desenvolvidos de danças acrobáticas e artes circenses. Durante o Festival, cinco integrantes farão números aéreos, números com trapézio, lira, bambu chinês e alguns malabares.


- Acho muito interessante a proposta de divulgar um evento como este. Precisamos desenvolver esse tipo de trabalho em Campos. A economia solidária é um movimento muito bacana e merece ser divulgado – diz a coreógrafa e diretora do grupo, Dorinha Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário