segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O que fazer com sua sucata????


Sabe aquele material que você costuma descartar no lixo? Pois bem, com criatividade, é possível transformá-lo em brinquedo. Garrafas PET, papelão, palito de churrasco, cuba de ovos, latas, vidros, rolhas de cortiça, entre outros são algumas das sucatas que estão sendo utilizadas para a confecção de brinquedos. A intenção é mostrar que a reciclagem pode contribuir para a preservação do meio ambiente e também para a formação de uma consciência ecológica nas crianças das escolas da rede de ensino infantil e fundamental. Essa é a proposta do Projeto de Extensão do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF), do Campus da Universidade Federal do Pará em Abaetetuba.


Recurso didático - O trabalho atinge alunos de escolas de Abaetetuba, Barcarena e da Escola de Aplicação, em Belém. Os professores são capacitados, por meio de oficinas, para usar brinquedo reciclado como recurso didático em sala de aula. O próximo encontro será no dia 2 de dezembro, na Casa do Professor de Barcarena, onde devem participar 60 professores.


Intitulado “Reciclando para preservar e educar: transformando sucatas em brinquedos para educação das crianças das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental”, o Projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex) e está em sua terceira etapa, sob a coordenação do professor doutor Waldir Ferreira de Abreu. A primeira etapa foi de preparação dos estudantes de Pedagogia que integram o GEPEIF para atuarem como multiplicadores.




Capacitando as crianças - A segunda etapa envolveu professores da rede de ensino e alunos de licenciatura do Campus de Abaetetuba. Eles participaram das oficinas ministradas pelo Grupo de Pesquisa. A terceira e última fase do Projeto corresponde à capacitação das crianças, sendo, desta vez, os professores os responsáveis pelas oficinas. “Nossa meta era atingir 100 professores, 150 alunos de Pedagogia, Letras e Matemática, e 300 crianças. Já estamos na metade do Projeto e atingimos 90 professores, 80 alunos e 60 crianças. Acredito que, até o final, em junho do ano que vem, vamos ultrapassar a nossa meta”, comemora o professor Waldir Ferreira de Abreu.


Práticas pedagógicas - A estudante do curso de Pedagogia Jéssica Maia de Souza participou das oficinas como multiplicadora e destaca a experiência, por meio do Projeto, de trabalhar o ensino-aprendizagem dessas crianças. “Mostramos, de forma lúdica, como podemos transformar esses objetos que seriam descartados e ainda incentivamos essas crianças a desenvolverem uma consciência ecológica. Participar dessa iniciativa foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora”, afirmou.


Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário