terça-feira, 6 de dezembro de 2011

No II Festival de Economia Solidária

André Santana é poeta, ator, diretor e ministro de Oficinas de Teatro, inclusive pelo MEC. Atua no universo das letras desde sua adolescência, onde sofreu grandes influências da MPB, do Rock nos anos 80 e de consagrados autores de nossa literatura. Participou das Coletâneas Geração 90, fruto do I e II Festivais de Poesias Grandes Poetas do Brasil, que nessa época venceu.
E não parou por aí, pois depois venceu outros Festivais, entre 1998 a 2006.
Cantou com diversos nomes do hip hop. Mais tarde alguns desses tiveram seu reconhecimento. Hoje, quando vai aos shows dos amigos MC’s sobe ao palco e dá uma canja. Na poesia performática ele vem encantando diversas plateias, com seu jeito de escrever e interpretar, que para muitos é único. Inclusive para imprensa, que notifica sempre suas manifestações artísticas.
Atualmente vem conquistando os leitores com seu livro de poesias “Fina Flor”, já na 3ª edição, pela Porciúncula. Atualmente é o livro de poesias mais comentado no eixo Rio-Niterói-São Gonçalo. O livro pode ser adquirido em bancas de jornais dessas três cidades, distribuído pela LMC. Lançamentos em livrarias e outros espaços culturais também vem sendo realizados pelo autor. Entre eles Livaria Icaraí, Museu de arte Contemporânea, Pelada Poética, Poeta Saia da Gaveta e Um Brinde à Poesia são alguns.
 Além de ter atuado em diversos espetáculos destacamos “Poemas & Canções – líteromusical”, há quatro anos em cartaz, que muito encantou os campistas sua apresentação no encerramento do Festival de Poesia Falada, em 2009. Esse espetáculo foi o que mais levou público ao Teatro SESC - São Gonçalo, até os dias de hoje. Recentemente recebeu uma Moção de Honra pelos trabalhos realizados juntos às comunidades de Niterói, da produtora Hana Ramalho, na Câmara Municipal de Vereadores, concedida por um vereador do município.
E, como não consegue ficar sem inventar, Santana realizou o lançamento de seu livro “Fina Flor” nas areias da Praia de Icaraí, em Niterói, onde a tampa da caixa de isopor do barraqueiro serviu como mesa para autografar a obra para os banhistas, numa manhã ensolarada. Esse feito inusitado chamou a atenção de um dos sites de poesias que cada vez mais vem ganhando o país, o “Poeme-se”, com matéria intitulada “O Poeta que Dá Nó em Pingo D’água”. Vale a pena conferir: www.poeme-se.com.br.
         Nas ruas agitadas da boemia carioca e fluminense é fácil vê-lo vendendo os exemplares de seu livro. Como aconteceu em 05 de Novembro, Dia Nacional da Cultura, no evento “Folia Rio Antigo”, na Rua do Lavradio, na Lapa.
André comandou uma roda de poesias, que atraiu até crianças pra recitar no palco improvisado.
Mesmo sem patrocínio, ele não esmorece. Pelo contrário, só lhe dá forças para percorrer com sua poesia e suas performances em diversas cidades de nosso estado, e, agora expandindo-se para outros estados, como recentemente realizou seu lançamento no Beco dos Poetas, no Jabaquara, em São Paulo. Foi sucesso sua passagem na Terra da Garoa.
Em nome da poesia André enfrenta qualquer tipo de barreira. É realmente um poeta sem fronteiras!
E quem quiser conhecer de perto o tarbalho desse campista erradicado em Niterói desde muito pequeno é só comparecer na Feira da Economia Solidária de Campos dos Goytacazes, nos dias 08,09 e10 de Dezembro, no Palácio da Cultura, Praça da República, na Rua Pelinca, s/nº.

R$ 9,99 (cada exemplar)

Contatos do autor: andresantana74@yahoo.com.br (Facebook). Ou no YOU TUBE: Poemas e Canções de André Santana, Foguetinho Cultural (FACHA),                       
Sinceridade – curta metragem,  www.poeme-se.com.br. 


Síntese Curricular

TEATRO

Na Magia do Folclore, de Câmara  Cascudo - 2005
Terra – Um Tratado Poético Sobre o Sistema Solar - 2004
Moleque Velho, Poesia, Música & Teatro,  textos de autores consagrados - 2004
Dom Quixote, de Miguel de Cervantes - 2005
Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues – 2005
Poemas & Performances, de André Santana - 2005
O Circo da Alegria, de Érica Lopes - 2007
No Carretel da Memória, de Luiz Antônio Pimentel – 2005
Performances  Poéticas, de André Santana - 2006
Blitz, Documentos...!,  adaptação do Conjunto Blitz – 1984
Poemas & Canções –  lítero-musical, de André Santana – EM CARTAZ
Encontro com Mário  Quintana, de Mário Quintana - 2006
Sangue Bom -  longametragemde Miguel Nader
Sinceridade - curtametragem, de Wagner Novais - 2006

FESTIVAIS DE POESIAS

I PRÊMIO GRANDES POETAS DO BRASIL - 1998
Troféus: Ana Cristina César (Melhor Intérprete) e Torquato Neto (Melhor Poesia)

II PRÊMIO GRANDES POETAS DO BRASIL – 1999
Troféu Carlos Drummond de Andrade  (Melhor Poesia)

FESTIVAL DE POPESIAS DO MUNICÍPIO DO RIO – 2000
Diploma entre as (30 Melhores)

FESTIVAL CARIOCA DE POESIAS - 2004
Diplomas de (Melhor Crítica Social e 11º Lugar Geral)

X FESTIVAL DA FAMATH – 2005
Diploma de (Moção Honrosa)

 André Santana
DRT: 40.174 SATED / RJ

 "Meu livro de poesias está sendo na atualidade um dos mais comentados e adquiridos pelos amantes da arte da palavra nos eixos Rio-Niterói-São Gonçalo, onde encontra-se à venda em quase 100 bancas de revistas, com críticas bem positivas, inclusive de artistas como Altay Veloso, Antonio Cícero, Black Alien, Fábio Gomes, Lucília Dowsley (Um Brinde à Poesia, Eduardo Tornaghi (Pelada Poética), Jorge Loreti e Wanderlino Leite Neto (presidente e vice da Academia Niteroiense de Letras), Gino Fonseca (Diretor do SESC NIT), e de várias outras pessoas importantes da cultura carioca e fluminense", diz André Santana.



         

Um comentário:

  1. OBRIGADO pelo carinho de todos vocês!
    Valeu ITEP e UENF (braços de criação e luta) e ao Palace Hotel.

    André Santana e Marcelo Faria (ass. de Produção)

    ResponderExcluir