quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Exposição Arte em Sucata Eletrônica no Farol

Por Wesley Machado
o mais novo bolsista integrante da ITEP/UENF


O artista plástico e inventor, Ricardo Salgado, está preparando a Exposição “Arte em Sucata Eletrônica”, que ficará à disposição do público a partir desta quarta-feira (4), no estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na praia do Farol de São Tomé. Serão expostos 19 objetos, entre obras de arte e maquetes, que utilizam sucata eletrônica, como aparelhos de DVD, som, toca discos, walkman, aparelhos de TV, monitores, PC, fios, motores, plásticos, metais, parafusos, porcas e arruelas, entre outros materiais.

Ricardo Salgado, que está concorrendo ao prêmio Green Best 2012, conta que utiliza em se trabalho a logística reversa, onde dá destino artístico a materiais que iriam para o lixo. “Meu trabalho chamou a atenção de pesquisadores da Unicamp pelo fato de eu utilizar, por exemplo, o carregador de celular para fazer com que os objetos que crio funcionem”, diz o artista plástico, que no ano passado expôs no Trote da Cidadania, evento realizado na Universidade de Campinas (Unicamp). Para votar em Ricardo Salgado basta acessar o link: migre.me/7414e.

Todo o trabalho de Ricardo Salgado tem preocupação ambiental. Ele explica que não viola peças lacradas e não energiza placas, que são utilizadas apenas para dar um visual à obra de arte. Uma das novidades da exposição este ano é a plataforma de petróleo flutuante, que será exposta dentro d'água e que também é interativa. Outros destaques são as réplicas do helicóptero do filme “O 6º dia” e do avião “Catalina”, o desbravador da Amazônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário