quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caravana da Economia Solidária no Rio Grande do Sul




Por Wesley Machado

A Caravana da Economia Solidária, com apoio da UENF/ITEP participou nos dias 13, 14 e 15 de julho da 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul (ECOSOL) e da 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (FEICOOP) em Santa Maria-RS. Na caravana estavam representantes de três municípios da Região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Campos, São Francisco do Itabapoana e Macaé, ligados a empreendimentos solidários. Todos os empreendimentos de Campos estavam ligados ao Fórum Local de Economia Solidária, coordenado por Rosane Ribeiro e Carla Aguiar.

Os eventos tiveram o objetivo de oportunizar espaços intensos de formação, articulação, comercialização direta e troca de experiências entre os Empreendimentos de Economia Solidária do campo e da cidade em todo o Mercosul. A estimativa de público dos eventos foi de 170 mil pessoas que participaram de caminhada, oficinas, místicas, entre outras atividades. A 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul (ECOSOL) e da 19ª Feira Estadual do Cooperativismo teve a participação de pessoas da Argentina, Uruguai, Paraguai e de várias cidades do Brasil.

A coordenadora da ITEP, Nilza Franco Portela, falou sobre esse intercâmbio. "Devemos destacar essa rica experiência que a equipe da ITEP pôde ter junto com os empreendimentos numa feira de porte internacional. O retorno dessa experiência vai deixar trabalho para os próximos 12 meses. Depois que a equipe participou das atividades, surgiram várias ideias além de outras que serão aperfeiçoadas. A equipe que foi pretende se organizar para o ano que vem expor e vender produtos de acordo com o perfil das feiras. E o apoio do transporte da UENF foi decisivo para essa rica experiência", afirmou Nilza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário