terça-feira, 3 de julho de 2012

Cooperativa de Costureiras de Rio Preto (CCARP) e ITEP fazem visita técnica à rede de cooperativas de Rio das Flores

Consultor da ITEP, Rogério Castro, com os bolsistas Rachel Fiuza e Eduardo Mothé.

UENF levou grupo de cooperadas de Rio Preto para intercâmbio em Rio das Flores.

O Grupo de Incubação Produtiva da ITEP coordenou na sexta-feira (29) uma visita técnica entre a cooperativa de Costureiras de Rio Preto e empreendimentos de economia solidária do município de Rio das Flores, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde estão instaladas várias cooperativas de costureiras.

Na oportunidade, o grupo da ITEP, acompanhado de 17 cooperadas da Cooperativa de Costureiras e Artesãs de Rio Preto, conheceu cinco fábricas e uma escola técnica de costura da região de Rio das Flores, município que tem mais de 2.000 pessoas empregadas na área de costura.

O consultor da ITEP, Rogério Castro, falou sobre os resultados positivos desta visita. “As cooperadas puderam ver os meios de produção, a formação, a questão administrativa, a produção. Rio das Flores é um modelo de apoio à economia solidária. Lá a prefeitura dá um forte apoio às cooperativas, comprando máquinas, alugando galpão para as costureiras trabalharem. Com isso o custo diminui”, explica Rogério.

A coordenadora da ITEP, Nilza Franco Portela, destacou a importância desse intercâmbio entre cooperadas do mesmo segmento produtivo (costura) onde a CCARP constatou in loco que é possível desenvolver uma empresa coletiva baseada na gestão partilhada e na cooperação. "Outro fato importante desta visita foi a efetiva participação da equipe da Incubação Produtiva com os bolsitas de extensão que organizaram a atividade", destaca Nilza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário