segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sindipetro lança documentário sobre Cambaíba nesta sexta-feira


Filme registra ocupação do MST nas terras da antiga usina, o assassinato do líder Cícero Guedes e a denúncia sobre a suposta queima de corpos de militantes políticos.


O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) promove no próximo dia 29, sexta-feira, às 19h, no Campus da UFF (Universidade Federal Fluminense) em Campos dos Goytacazes, a exibição de lançamento do documentário “Forró em Cambaíba”, realizado pelo Departamento de Comunicação da entidade, com direção do jornalista Vitor Menezes e produção da jornalista Luciana Fonseca.

Com duração de 90 minutos, o filme registra a madrugada da ocupação do MST nas terras da antiga usina Cambaíba, em Campos, em 2 de novembro de 2012. Também são abordados aspectos históricos ligados ao mundo do trabalho na produção do açúcar, o assassinato do líder Cícero Guedes dos Santos e a denúncia de que os fornos da usina foram utilizados durante a Ditadura Civil-Militar brasileira para queimar corpos de militantes políticos de esquerda.

Entre outros entrevistados, o documentário traz o depoimento do ex-delegado do DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social), Cláudio Guerra, autor das denúncias sobre o desaparecimento dos corpos, no livro “Memórias de uma guerra suja”, gravado no próprio local aonde, segundo ele, teriam ocorrido os crimes. 


O filme também registra a versão da ex-proprietária da usina, Cecília Ribeiro Gomes, que nega a possibilidade da ocorrência dos casos.


Bate papo


Após a exibição do documentário, haverá bate papo com os profissionais que realizaram o trabalho e com pesquisadores da universidade que discutem a questão agrária na região, com moderação do jornalista Alexandro Florentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário