segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ITEP/UENF amplia formação de costureiras cooperadas de Rio Preto

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) tem apostado num trabalho de extensão que tenha como foco também o  território e suas relações econômicas e sociais.  


A ITEP/UENF atua no território de Rio Preto, em Campos-RJ, com cinco projetos de extensão juntamente com o apoio de outras organizações e instituições que já desenvolvem atividades naquele Distrito. Entre estes projetos está a Cooperativa de Costureiras de Rio Preto, atualmente na condição de empreendimento incubado.  

A incubação é um processo temporário de apoio à grupos auto-gestionários, especialmente de cooperativa e associações ligadas à economia solidária, para que possam se organizar e buscarem renda de forma mais permanente, bem como dominarem técnicas de gerenciamento dos seus empreendimentos sob a ótica de empresas coletivas e autogestionárias. 

O processo de acompanhamento é feito pela articulação multidisciplinar de áreas de conhecimento  acumulados por diversas incubadoras ligadas a universidades públicas brasileiras e consistem no acompanhamento de gestão, na assessoria para sua legalização e na formação profissional do grupo incubado.
 
Nesta segunda-feira (10) houve formação para as associadas da Cooperativa de Rio Preto no Ateliê de Design Solidário na ITEP/UENF. Nesta etapa de formação, que prossegue nas próximas duas segundas-feiras, dias 17 e 24 de fevereiro,  será desenvolvida uma nova coleção de produtos feitos com banners reciclados, dentro do Projeto Saca Tudo. 

Na oportunidade, estão sendo desenvolvidas novas técnicas de costura, modelagem, desenvolvimento de protótipos e preenchimento de fichas técnicas para descrição de custo e outras informações de produtos a serem produzidos na Cooperativa ao longo de 2014.


A costureira Danielle Couto, de 32 anos, diz que tem gostado do curso. “Muito bom. Estou aprendendo a medir e registrar em forma de ficha técnica. Vai ser importante para mim na área de costura, para eu saber a fazer um produto direitinho com medidas e cortes certos”, fala Danielle.


A fundadora da Cooperativa de Costureiras de Rio Preto, Neide Conceição, comentou sobre a parceria com a ITEP/UENF. “A ITEP tem dado todo o suporte e apoio para nós não desanimarmos, pois não é fácil trabalhar no território de Rio Preto e nas condições que temos hoje na Cooperativa”, afirmou Conceição.

Este processo de desenvolvimento de produtos no Ateliê de Design Solidário da ITEP/UENF também se dirige a grupos ligados à Rede de Economia Solidária e brevemente será aberto ao público de Campos e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário