quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mulheres campistas confeccionam bolsas utilizando lona de banners.

De forma bem talentosa, 7 mulheres campistas estão “abusando” da criatividade em prol do meio ambiente. Utilizando um material que iria para o lixo, elas transformam a lona de banners em novos produtos com maior durabilidade e função.

Este trabalho que agrega muita técnica e design, replica o princípio da sustentabilidade ambiental do reuso. O material, cedido pelas universidades, órgãos públicos diversos e empresas de Campos(RJ), passa por um processo de reciclagem e depois se transforma em vários acessórios, como por exemplo, bolsas de alta durabilidade.

A Cooperativa de Produtos Manufaturados e de Costura de Rio Preto (COOPEMAR), em fase de pré-incubação pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF(ITEP), é a responsáveis pela idealização do Projeto “RecimaisLONA”, que tem como foco reaproveitar lonas que seriam descartadas.
Através de uma técnica de costura elas confeccionam bolsas mantendo as cores, logos e mensagens originais das impressões dos painéis, faixas e propagandas. A estrutura de incubação da ITEP oferece apoio para que as empreendedoras transformem suas ideias em cooperativas de produção, redes e cadeias produtivas para empreendimentos ligados a economia solidária.
“O trabalho de incubação envolve apoio na formação e capacitação integrantes de cada grupo, assessoria técnica e de gestão e melhoria da infraestrutura de produção para, assim, diversificar e ampliar o processo de comercialização. Este novo grupo constituído, neste primeiro momento, com costureiras que possuem experiências na área e com reciclagem de lona/banner está sendo pré-incubado pelos próximos seis meses e depois será avaliado para ver se tem viabilidade cooperativa e financeira”, disse Nilza Franco Portela, coordenadora Técnica da ITEP
As primeiras bolsas foram confeccionadas e distribuídas durante o IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem da UENF, que aconteceu entre os dias 02 e 04 de dezembro, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer. “Eu achei muito criativa a ideia. Além de ter um bonito design, tem, também, toda a questão da preservação ambiental. Bom saber que tem gente interessada em transformar o lixo em luxo”, disse a estudante Jaqueline Vastz.

Curiosidade: Por se tratar de um produto sustentável e reciclado, a lona é muito utilizada em países como Itália, Estados Unidos Argentina, Chile e Colômbia, para onde o revestimento brasileiro é exportado.


Por Cléber Rodrigues - Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário