sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Tudo pronto para comemoração do Dia Nacional da Economia Solidária, em Campos(RJ).

As longas semanas de trabalho no atelier da UENF resultaram na confecção de uma das partes do manto da economia solidária. A colcha formada por retalhos simboliza o cooperativismo e associativismo. Ao todo, cem profissionais de diversas áreas e grupos, participaram da execução. O resultado final será exibido nesta segunda-feira (15/12), na Praça do Liceu, centro de Campos (RJ).

Na data, que marca o “Dia Nacional da Economia Solidária”, várias atividades serão desenvolvidas no município como panfletagem, debates e oficinas. O evento tem como objetivo informar a população sobre a importância da inclusão social, através da economia solidária. Este ano, o homenageado é Chico Mendes, seringueiro que se destacou pela luta a favor da preservação da Amazônia. A coordenadora Técnica da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP), Nilza Franco Portela, que também é representante do planejamento das atividades, fez o convite.

“Convidamos a todos os empreendimentos, agricultores familiares, assentados, quilombolas, artesãos, redes, cooperativas, associações, gestores públicos, Universidades de apoio ligadas a economia solidária e a todos que tiverem interesse para participarem deste grande momento”, destacou.

Programação completa:

• 13 horas - Plenária do Fórum (Casa Villa Maria);

• 16 horas - União das partes do Manto na Praça do Liceu (espaço aberto);

• 16h30min - Caminhada pela Praça e ao redor da Câmara Municipal;

• 17 horas - Encontro na Câmara de Vereadores com o Presidente Ver. Edson Batista e Vereadora Auxiliadora (autora do texto da ES na LOM);

• 18 Horas - Encerramento: Cobertura das escadarias da Câmara com o Manto ECOSOL.

Sobre a economia solidária:
é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Compreende-se por economia solidária, o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizados sob a forma de autogestão.

Por Cléber Rodrigues - jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário