quarta-feira, 4 de abril de 2018


EDITAL  DE CHAMAMENTO DE ASSESSORIAS TÉCNICAS E TRABALHADORES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
O Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes em sua Plenária mensal do dia 28  de março aprovou chamamento de representações e trabalhadores de economia solidária para recompor a coordenação e demais organizações internas do movimento.
São chamados a se organizarem: Assessorias Técnicas e empreendimentos de economia solidária dos segmentos da agricultura familiar/assentados, quilombolas, cooperativas de produção popular e de catadores de matérias recicláveis, alimentação (doceiras, salgadeiras, congelados, alimentos microbeneficiados, outros) e artesanato.
1.        Entende-se por assessorias técnicas, segundo o FBES, as entidades de assessoria e fomento à economia solidária que desenvolvem efetivamente ações nas várias modalidades de apoio direto junto aos empreendimentos solidários, tais como capacitação, assessoria, incubação, pesquisa, acompanhamento, fomento a crédito, assistência técnica e organizativa. • Estimulam a participação dos empreendimentos assessorados nos Fóruns. • Tenham suas atividades e participação regulares dentro do Fórum, e não eventuais, pontuais ou corporativas. •  Subsidiam o Fórum na elaboração e fomento de políticas. • Baseiam a sua metodologia de assessoria e apoio. • Levam em consideração critérios ambientais nas suas atividades. • Respeitam os recortes de gênero, raça, etnia, geração e diferentes orientações sexuais em suas ações e atividades. • Assumem práticas e valores autogestionários na sua atividade e fins de fomento e assessoria.
2.        Empreendimentos Solidários são organizações que seguem os seguintes critérios: Quanto à gestão e funcionamento internos • São coletivas (singulares e complexas), tais como associações, cooperativas, empresas autogestionárias, clubes de trocas, redes, grupos produtivos informais e bancos comunitários. • Seus participantes ou sócias/os são trabalhadoras/es dos meios urbano e/ou rural que exercem coletivamente a gestão das atividades, assim como a alocação dos resultados. • Podem ter ou não um registro legal, prevalecendo a existência real. A forma jurídica não é o mais fundamental, mas sim a autogestão. • No caso de associações sem fins lucrativos, estas devem possuir atividade(s) econômica(s) definida(s) em seus objetivos. • São organizações regulares, que estão em funcionamento, e organizações que estão em processo de implantação, com o grupo de participantes constituído e as atividades econômicas definidas. • Realizam atividades econômicas que podem ser de produção de bens, prestação de serviços, de crédito (ou seja, de finanças solidárias), de comercialização e de consumo solidário.
Estes segmentos para participarem do Fórum e de sua organização interna devem se expressar através de carta de adesão. Para assinar uma carta de adesão as instituições e empreendimentos devem se dirigir a UENF sala 119, Prédio da Reitoria, nos horários de 8:30 as 11:30  e 14h às 17h.


Contatos para facilitar o processo de adesão: 22- 981176431/ 22-99919738/22- 27486067

Reuniões Preparatórias:

1.        Dia 17 de abril – 14 horas. Reunião com os segmentos de assessorias técnicas e cooperativas populares e de catadores de materiais recicláveis. Local Secretaria de Trabalho e Renda (Rua R. Mal. Floriano, 255 - Centro, Campos dos Goytacazes);

2.     Dia 18 de Abril – 14 horas. Reunião com os segmentos da pesca artesanal, alimentação (doceiras, salgadeiras e outros) e quilombolas. Local Secretaria de Trabalho e Renda (Rua R. Mal. Floriano, 255 - Centro, Campos dos Goytacazes);
3.        Dia 19 de Abril – 14 Horas – Segmento Agricultora Familiar e Assentados. Local Sala de Reunião da Emater.


Campos dos Goytacazes, 28 de março de 2018.


  
Simone Gonçalves
Secretária Executiva /Coordenação do Fórum de Economia Solidária

Nenhum comentário:

Postar um comentário