sexta-feira, 27 de abril de 2018

ITEP participa de homenagem a Mulheres Negras no C.E. João Pessoa

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), através do projeto 'Africanidade, Cultura e Economia Solidária', que resgata a cultura afro-brasileira, realizou hoje (27), no Colégio Estadual João Pessoa, em Campos, a oficina de boneca Abayomi - simbolo de resistência para as mulheres africanas, dentro da programação do evento em homenagem a Mulheres Negras da instituição de ensino.



A oficina foi comandada por Maria Inês e contou com a cooperação de Rosania Pessanha, ambas bolsistas da incubadora. Na ocasião a história que deu origem a boneca Abayomi foi passada para os alunos e todos tiveram o oportunidade de produzir sua própria boneca.



A incubadora tem promovido desfiles de moda e beleza negra, exposição de arte, artesanato, decoração e moda com ritmos africanos, como atividades do projeto. 

Vale lembrar que a África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira, desde a vinda de escravos africanos pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Por conta dessas riquezas culturais e da nossa ligação com os africanos é que a ITEP, vem desenvolvendo atividades voltadas para africanidade.

Reportagem e fotos
Juliana Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário