sexta-feira, 3 de agosto de 2018


Empreendedores da economia solidária beneficiados pelo Aval Solidário

No dia 15 de dezembro do ano passado, durante o IV Festival de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes, aconteceu o lançamento oficial do Programa Microcrédito com Aval Solidário.

Com o objetivo de oferecer pequenos créditos aos trabalhadores da economia solidária, o programa Microcrédito com Aval Solidário tem sido de grande importância na região, pois abrange todos que são voltados para a auto gestão, que vai desde as cooperativas aos empreendedores com registro no Fórum de Economia Solidária, visando aquecer seus pequenos empreendimentos com juros baixos.

Os financiamentos vão até R$ 3 mil, por pessoa, podendo chegar até R$ 30 mil para cada Grupo Solidário. Os interessados devem se dirigir ao Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam).

A primeira cooperativa que se beneficiou do empréstimo através da economia solidária foi a Cata-Sol. Tratam-se de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin que, por sua vez, foi transformado em aterro sanitário controlado. A cooperativa recebeu um crédito em que todos os cooperados foram avalistas com a finalidade de comprar um caminhão para coleta seletiva.

“Agora com o caminhão, a Cata Sol, que tinha 20 cooperados e coleta de 30 a 40 toneladas de recicláveis por mês, aumentou o volume em 50%", comemorou a presidente da cooperativa, Érica Borges.


Vale destacar a importância social e ambiental do trabalho dos catadores. Um trabalho especialmente importante para a redução da quantidade de lixo doméstico da região que não é devidamente valorizado pela população e seus governantes.

Reportagem
Juliana Maciel

Foto
Nilza Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário