terça-feira, 27 de setembro de 2011

ITEP/UENF em campo!

Parte da equipe da ITEP/UENF,
as bolsistas: Lívia Amorim - Curadoria e desenvolvimento de produto e Jéssica Fortunato – Análise de produto visitaram a Cooperativa de Rio Preto no dia 12 de setembro.
Na fábrica de bolsas feitas com resíduos de banner localizadas na casa da cooperativada (Angélica) o objetivo foi dar início ao processo de curadoria e análise de produtos.

Dados constatados:
O maquinário é novo e se encontra em boas condições, foram sugeridas algumas técnicas para facilitação do processo fabril, tais como: troca de agulha por agulha modelo bola; hidratação da lona antes do corte; higienização da lona antes do corte; colocação de óleo para giro da máquina com mais facilidade; troca de linha de nylon por linha colorida. Todas as sugestões foram bem aceitas pela cooperativa.
Constatou-se a necessidade de aquisição de uma máquina cilíndrica (produção de bolsas) e uma máquina overlock para costura de outros materiais.

 
·         Do Design e Lay-out:
Criação de marca para o nome “SACATUDO”, de criação das próprias cooperativadas;
Parceria com núcleo de grafiteiros campistas de projeto social para criação de ilustrações e estampas que remetam ao local (Rio Preto) e ao Universo do Grafitti (tags, bombers, spray);
Criação de um Tag explicativo com histórico do grupo, métodos de fabricação utilizados e formas de comercialização do produto;
Certificação de produto sustentável: http://www.selosustentax.com.br/selos.php

·         Do Produto
O produto carece de inovações em acabamento, portanto foi sugerida a troca de alças por alça padrão; não utilização de forro interno (descaracterização do caráter sustentável); melhora no corte; melhor escolha das estampas na hora do corte.
Distribuição dos produtos em linhas e segmentos, sendo:

1.       Home (produtos de casa com aspecto utilitário)
Jogo de banheiro (tapete, suporte para papel higiênico, forro para tampa de vaso, necessáries)
Jogo de cozinha (toalha de mesa com encaixe, jogo americano- copo e prato, avental e luva térmica)


2.       Office (produtos para escritório)
Estojo para lápis, capa para cadernos, pastas com local para canetas e blocos de anotações, mouse-pad, capa para lap-top, capa para celular, pasta executiva.

3.       Fashion (Acessórios de moda

               
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário