terça-feira, 29 de maio de 2012

Cineclube Cabeça exibe Janela da Alma nesta quinta na Ambep

Por Wesley Machado

Nesta quinta-feira (31), a partir das 18h30, será realizada na Associação de Moradores do Bairro Estância da Penha mais uma edição do Projeto "Cineclube Cabeça - Divulgando o Cinema Brasileiro nos Telecentros Comunitários". Na oportunidade será exibido o filme documentário "Janela da Alma", que aborda o tema dos problemas que enfrentam os deficientes visuais e como eles os superam. A entrada é gratuita.

O Cineclube Cabeça é um projeto de Extensão da Uenf que utiliza o catálogo de filmes brasileiros da Casa de Cultura Villa Maria. O objetivo do Cineclube Cabeça é levar entretenimento, cultura e reflexão para os moradores dos territórios onde estão instalados telecentros do Programa de Inclusão Digital, Telecentros.BR, que têm gestão da Itep nos municípios de Campos e Cardoso Moreira.

Janela da Alma (Dirigido por João Jardim e Walter Carvalho, Brasil, 2001)


Sinopse: Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos. Tempo de duração: 1h13min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário