quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Reitor da Uenf destaca importância da Economia Solidária na abertura do Encontro de Incubadoras


Fotos: Tiago Elias (Ascom/Uenf)
 

Reitor da Uenf), professor Silvério de Paiva Freitas; entre o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), professor Paulo Nagipe e o representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Valmor Schiochet.


Reportagem: Wesley Machado
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), via Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, com apoio da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), abriu nesta quinta-feira (02) no Centro de Convenções da Universidade o VII Encontro de Formação de Formadores da Região Sudeste. O evento, que é realizado desde 2005, tem como objetivo geral promover o debate e a troca de experiências para a construção de alternativas junto ao grupo de coordenadores com foco na discussão dos movimentos sociais e definir quais caminhos a seguir a partir das discussões, já planejando e escolhendo o local do encontro de 2013 e a V Plenária Nacional de Economia Solidária, que será realizada de 09 a 13 de dezembro de 2012, em Brasília.
Na abertura do evento, o professor Silvério de Paiva Freitas, elogiou o grande empenho da equipe da ITEP, coordenados pela geógrafa Nilza Franco Portela, que está organizando o evento; e abriu a possibilidade da Uenf voltar a receber um encontro desse porte com mais participação dos alunos da Universidade. “Tenho orgulho de estar aqui hoje fazendo a abertura desse evento, que tem a participação de várias universidades, que vão trazer novas experiências. Tivemos uma abertura maravilhosa com a capoeira, o maculelê e o jongo, que são manifestações culturais genuinamente brasileiras. Esperamos que num próximo ano tenhamos aqui de mais uma edição do Encontro de Incubadoras. A Economia Solidária é muito importante pois valoriza o trabalho em grupo e o que a sociedade precisa”, afirmou professor Silvério.
- Temos 3,6 milhões de crianças em idade escolar que estão fora da escola. E a Universidade tem de estar comprometida com o desenvolvimento local e regional. Por isso nós da Uenf estamos voltados para que a sociedade, principalmente as pessoas mais excluídas sejam contempladas. Acreditamos na necessidade de aproximação do saber acadêmico com o saber científico. Estamos avançando nesse sentido. Conseguimos aprovar no Conselho a Escola de Extensão e a Agência de Inovação;  e fomos a primeira universidade estadual a adotar o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que usa a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para ser aprovado na universidade - informou o reitor.
Evento tem a presença de representante do MTE
 Coordenadora da Itep, Nilza Franco Portela; ao lado do diretor de estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Valmor Schiochet.
 Após a abertura, que também teve a participação do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), professor Paulo Roberto Nagipe da Silva; o diretor de estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Doutor em Sociologia Política, professor da Universidade de Blumenau-SC, Valmor Schiochet, proferiu um palestra, onde abordou a relação das incubadoras de cooperativas com os movimentos populares. O representante do MTE informou que o Ministério apóia 77 incubadoras universitárias, via Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc).
- Hoje mais de 50% do orçamento da secretaria é para apoiar cooperativas e associações de catadores, o que está garantido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O programa Nacional de Acesso a Ensino Técnico e Emprego oferece bolsas para formação de trabalhadores. Estamos dialogando com o Ministério da Educação (MEC) para incluir esse público na Economia Solidária. Temos 4.500 pessoas, entre técnicos administrativos, servidores, bolsistas e grupos trabalhando com Economia Solidária em 77 incubadoras de Universidades de todo o Brasil. A Economia Solidária, que surgiu no Brasil com Chico Mendes e ganhou força com a Campanha pela Fome do Betinho na décda de 1990, não é um processo econômico de sobrevivência. É uma disputa de hegemonia na sociedade. O projeto agora é ampliar esses números – disse o representante do MTE.
Programação continua até sábado

Na plateia estudantes da Uenf, UFES, USP, UFV, UFSCAR, UNESP, UFRJ e Unicamp.
 O VIII Encontro de Formação de Formadores da Região Sudeste continua nesta sexta-feira, às 8 horas, com visitas a empreendimentos populares de Economia Solidária, como o Grupo de doce Sonho e Sabor, do distrito de Ururaí; e a Cooperativa de Costureiras e Artesãs de Rio Preto, projeto incubado pela Itep/Uenf, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep), da Prefeitura de Campos.
Ainda nesta sexta-feira, às 11 horas, será realizada na Sala de Cinema do Centro de Convenções da Uenf a exibição de dois documentários produzidos pelo Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e a Universidade Federal Fluminense (Uff), que abordam a questão da desapropriação de terras do distrito do Açu, em São João da Barra para a construção do Super Porto do Açu, do Grupo EBX. Às 14 horas, oficinas diversas e às 16 horas, grupos de trabalho.
Para a participação nas atividades há a necessidade de se fazer inscrição na recepção do evento no Centro de Convenções. Os participantes vindos de fora tiveram alimentação e estadia pagos pela organização do evento, apenas arcando com os custos de transporte. Para as visitas técnicas são disponibilizados veículos da Uenf, em parceria com a Assessoria de Transporte (Astran).
No sábado, às 8h30, será feita a abertura do VIII Encontro da Rede de ITCPs do Sudeste e a Mesa disparadora para a V Plenária Nacional de Economia Solidária. O evento prossegue até às 17 horas, quando será feito o encerramento das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário