terça-feira, 19 de março de 2013

Homenagem ao Dia do Artesão no Circuito Goitacá de Economia Solidária

Em comemcoração ao Dia do Artesão, celebrado nesta terça-feira (19), juntamente com o Dia de São José, o padroeiro dos artesãos, o Circuito Goitacá de Economia Solidária, projeto de extensão da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) voltou a expor no Prédio P-5 da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O Dia do Artesão na UENF foi marcado com um café da manhã entre artesãs e uma faixa parabenizando o artesão pelo seu dia. Na semana passada, o circuito esteve na Área de Convivência I da UENF, na antiga lanchonete entre o P5 e o CCT, para aonde voltará na próxima semana e onde serão disponibilizados durante três dias (25,26 e 27 de março), por conta da Páscoa, produtos voltados à data. Na oportunidade, poderão ser feitas encomendas de cestas de chocolate, ovos de páscoa, pão de mel, além de presentes para toda família.

Enilza Ribeiro Gomes, representante dos artesãos no Fórum de Economia Solidária de Campos, criado mediante parceria da ITEP/PROEX/UENF com a Secretaria Municipal de Família e Assistência Social (SMFAS) da Prefeitura de Campos e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), explicou que a Área de Convivência é um espaço experimental para estabelecer na UENF um ponto fixo da economia solidária - atualmente o Circuito Goitacá funciona todas às terças-feiras no P5, junto à Feirinha da Roça. A representante dos artesãos falou sobre o apoio da ITEP ao Fórum. “O apoio da Incubadora tem sido de grande valia. A ITEP tem procurado o melhor para nos oferecer. Tem nos dado um grande apoio”, afirma Enilza, que esteve acompanhada da coordenadora do Programa de Economia Solidária da SMFAS, Célia Schreider.

No Circuito Goitacá de Economia Solidária é feita a comercialização de diversos produtos de Economia Solidária, como bolsas, jogos americanos, porta-livros, porta note-book e mouse pad, todos feitos com banner reciclado, mediante projeto da Cooperativa de Costureiras e Artesãs de Rio Preto. Outros produtos da Economia Solidária expostos no Circuito Goitacá, que geram e aumentam a renda familiar, também são feitos com material alternativo, como escama de peixes, pele de peruá, folhas secas desidratadas, fibra de bananeira; entre outras matérias primas retiradas da agricultura e que não agridem a natureza.

Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário