terça-feira, 27 de agosto de 2013

Circuito do P5 com novidades nesta terça

Novidades no Circuito Goitacá de Economia Solidária, projeto de extensão da ITEP/PROEX/UENF, realizado todas as terças-feiras no P-5. Nesta terça, a artesã Andréa Macabu, de 45 anos e que há 20 trabalha com artesanato, expôs pela segunda vez na UENF. Ela que já havia participado do circuito no ano passado e agora voltou com produtos que mostram o quanto ela é empreendedora.


Trata-se dos chaveiros dupla-face, onde ela combina várias imagens, como de times de futebol e da UENF. Na semana passada, ela havia exposto no Circuito Universitário de Economia Solidária do IFF e recebeu a encomenda de um chaveiro com o escudo do Goytacaz de um lado e uma bola de futebol do outro lado.

Hoje, a professora de matemática da UENF, a peruana Liliana León, de 43 anos, quando Andréa mostrou uma almofadinha do Fluminense, Liliana perguntou: “Tem do Botafogo?” E Andréa achou um chaveiro do Botafogo com a logomarca da UENF atrás, para satisfação de Liliana, que explicou porquê é botafoguense.

- Quando vim para o Brasil há 15 anos fui morar em Botafogo, zona sul do Rio. Mas nunca fui num estádio porque tenho medo – afirmou a peruana.

Sobre o circuito, Liliana disse que sempre costuma comprar na Feirinha da Roça. “Aqui no circuito, passo, fico admirando o trabalho delas. Acho muito bom. Têm muitos trabalhos. Cada um é diferente, depende de quem faz”, comentou a professora da UENF.

Para a artesã Andréa, artesanato é, acima de tudo, carinho. “O artesanato é algo muito bom na nossa vida. Faz bem para nossa saúde. E é uma coisa onde a gente coloca a nossa essência, o nosso amor, o nosso carinho. Cada cliente que leva nosso trabalho, tá levando uma parte do nosso carinho. Claro que a gente quer lucrar, mas nós buscamos também agradar o cliente", concluiu Andréa.

Reciclagem – A artesã Terezinha, que trabalha com emborrachado, o chamado EVA, fazendo bonecos sob encomenda, principalmente para aniversários, inovou e produziu um arranjo de flores com material reaproveitado. A artesã Sônia, do Grupo Sandeli, que faz sandálias artesanais, vendeu uma bolsa feita com filtro de café.

Reportagem: Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário