sexta-feira, 23 de agosto de 2013

UENF inscreve até 30/08 para Semana do Produtor Rural

seprodur

Estão abertas até 30/08 as inscrições para a 9ª Semana do Produtor Rural da UENF (Seprodur), que será realizada de 02 a 09/09 na Universidade. A Seprodur vai oferecer um total de 55 cursos, nos mais variados temas. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias  (CCTA), das 9h às 12h e das 14h30 às 17h. A taxa de inscrição, no valor de R$ 10 (dez reais), dá direito a até três cursos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2739-7192 ou do email cooexccta@uenf.br.
Confira a grade de cursos que serão oferecidos durante a 9ª Seprodur.
Um dos cursos oferecidos é “Sistema de Produção do Açaí”, organizado por professores e pesquisadores do Laboratório de Fitotecnia (LFIT) da UENF — Almy Junior, Aurilena de Aviz Silva e Mírian Peixoto. O curso vai abordar os aspectos gerais da cultura do açaizeiro, assim como sua importância econômica, mercado e comercialização, ambiente edafoclimático, métodos de controle, colheita e pós-colheita.
Esta é a primeira vez que o tema será abordado na Seprodur. O açaizeiro, uma palmeira nativa da Amazônia, destaca-se pela produção de um importante alimento para as populações locais e por ser a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil. Na região Norte Fluminense, o consumo do açaí tem crescido muito nos últimos anos. Além disso, o cultivo da planta tem sido fonte de renda e emprego para quem vive do extrativismo.
De acordo com Aurilena, que tem experiência com esta cultura no estado do Pará, a ideia de ministrar o curso surgiu a partir do interesse dos produtores locais em adquirir informações sobre o cultivo do açaí. Segundo a pesquisadora, existe perspectiva de bons negócios no plantio da fruta em Campos dos Goytacazes.
— Tanto os frutos quanto o palmito podem ser comercializados, sendo uma alternativa para agricultores familiares diversificarem sua produção, aumentando sua renda — disse.
açai 2
Açaí: este será um dos temas da Seprodur
Aurilena relata também que na cidade as condições de temperatura e solo são favoráveis. Entretanto, as constantes estiagens podem prejudicar seu desenvolvimento e produção, e para isso é necessário utilizar um manejo de irrigação adequado para esta cultura.
A produção do açaí pode ocorrer em terra firme, como também em áreas de várzea, desde que seja observada a legislação pertinente. Para garantir o sucesso da produção do açaizeiro, Aurilena aponta alguns fatores importantes a serem levados em conta durante o cultivo da planta.
— Alguns fatores devem ser considerados, como a utilização de sementes e mudas de qualidade, a escolha do local de plantio, a adoção adequada do manejo nutricional e de irrigação. Outro ponto muito importante que os produtores devem analisar é para quem serão comercializados os produtos, a semente, polpa e palmito — ressalta.
As informações são da Ascom UENF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário