quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Parceria UENF/IFF possibilita realização de Circuito Universitário de Economia Solidária

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), iniciou ontem (terça-feira, 20) o Circuito Universitário de Economia Solidária, que será realizado todas as terças-feiras, de 15h às 21h, no IFF Campus Campos Centro. Na oportunidade, serão comercializados produtos de Economia Solidária, desde artesanato à alimentação. Este espaço de comercialização coletivo também ocorrerá todas as terças feiras, de 8h às13h, no Prédio P5 da UENF.

A coordenadora da ITEP/PROEX/UENF, Nilza Franco Portela, destacou a importância de se criar oportunidades para a Rede de Economia Solidária. “Esta parceria com o IFF vai contribuir no processo de comercialização e divulgação desta nova forma de economia, que valoriza os trabalhadores e grupos autogestionários ligados ao artesanato, à agricultura familiar, pescadores artesanais,  associações, cooperativas e outros grupos ligados à produção de alimentos e outras formas de produção coletiva”, explicou Nilza.

- A proposta é mais ampla ainda. O objetivo é que todas as Universidades se integrem neste Circuito Universitário, ampliando também ações de pesquisa e extensão para  a proposta da "economia solidária" como um novo modelo econômico, mais justo, inclusivo, ético e solidário - afirmou a coordenadora da ITEP.


A estudante de Engenharia, Natália Terra, de 22 anos, considerou o circuito universitário bastante diversificado. “Legal. Interage várias áreas de interesse, principalmente para as mulheres. Tem o pessoal que trabalha aqui também, servidor, que não pode sair e tem um tempinho para olhar”, acredita Natália.

Reportagem: Wesley Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário